SANTA ÁGUEDA

1Rs 8,1-7.9-13; Sl 131(132),6-7.8-10 (R. 8a); Mc 6,53-56

UM TOQUE QUE CURA A VIDA

“Todos quantos o tocavam ficavam curados” (Mc 6,56).

No Evangelho de hoje vemos o poder do encontro com Jesus que cuida e cura. Tocar as coisas do Senhor nos faz sentir sua presença e sua força transformadora. Tocar na palavra de Deus, Tocar na Eucaristia cura nossas almas, nosso ser. Por outro lado, imaginemos o grande milagre acontecer quando nos fazemos próximo de alguém que precisa de cura, de alegria, de esperança, quando deixamos que o outro toque em nossa alegria, nossa esperança, nosso entusiasmo, da mesma forma como Jesus se aproxima para que possamos tocá-lo. O toque reproduz afetos, acolhida, solidariedade, perdão.

REFLEXÃO

1. Deixo-me tocar pelos ensinamentos do Evangelho?

2. Percebo com quais atitudes consigo tocar as pessoas que estão ao meu lado?

LEITURA ESPIRITUAL

Esta virgem, que hoje vos convidou para o nosso banquete sagrado, é a mulher desposada com um só marido, Cristo, para o dizer com o mesmo simbolismo nupcial usado pelo apóstolo Paulo.

Uma virgem que, com o sangue sempre ardendo, avermelhava e embelezava os lábios, as faces e a língua com a púrpura do sangue do verdadeiro e divino Cordeiro, e que não deixava de recordar e meditar continuamente a morte do seu ardente amante, como se o tivesse presente diante de seus olhos.

Desta forma, a sua veste mística é um testemunho que fala por si a todas as gerações futuras, pois traz em si a marca indelével do sangue de Cristo, com o qual está impregnada, bem como a brancura resplandecente da sua virgindade.

Águeda fez jus ao seu nome, que significa “bom”. Ela era verdadeiramente boa por causa da sua identificação com o próprio Deus; Ela foi boa para o seu divino Marido e é boa também para nós, pois a sua bondade vinha do próprio Deus, fonte de todo o bem (Ofício da Leituras, Metódio da Sicília, bispo, sobre Santa Águeda).

AÇÃO

Leia e medite: “Minha coragem está enraizada em Cristo” (Santa Águeda).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos