Rs 11,4-13; Sl 105(106),3-4.35-36.37 e 40 (R. 4); Mc 7,24-30

A ORAÇÃO TRANSFORMA A VIDA

“Ela foi e atirou-se aos seus pés. Pedia que ele expulsasse o demônio de sua filha” (Mc 7,25-26).

“Quando a nossa oração não é ouvida, é porque pedimos mal, com pouca fé, ou sem perseverança, ou com pouca humildade.” (Santo Agostinho)

Jesus elogia a mulher siro-fenícia que lhe pede com insistência, que certamente é estressante, que, no entanto, é uma atitude de oração.

Esta espécie de audácia filial, daqueles que buscam o Senhor, é vista como perseverança por Deus.

Em inúmeras passagens da vida pública de Jesus, o Cristo faz clara referência a importância da perseverança, da persistência em pedir, como deixou claro na parábola da viúva com o Juiz injusto.

Perseverança, insistir e confiar é o Trinômio da fé, que nos pode levar a grandes vitórias.

(Dr. Marcos Patrício Nogueira Lima – Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí e Procurador Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí).

REFLEXÃO

1. Tenho humildade de recorrer sempre ao Senhor firme na oração?

2. Sou perseverante na oração?

LEITURA ESPIRITUAL

Não saia de si mesmo, volte para si mesmo: a verdade vive no homem interior. E se você achar que sua natureza é mutável, ignore-se também. […] Ajamos para que a nossa religião não seja constituída de representações vazias. Qualquer coisa, na verdade, desde que seja verdadeira, é melhor do que qualquer coisa que possa ser imaginada pela vontade.

Façamos com que a nossa religião não consista no culto às obras humanas, que não consista no culto aos animais, que não consista no culto aos mortos, nem aos demónios, nem aos corpos etéreos e celestes, nem mesmo para a mesma alma racional perfeita e sábia.

A religião, portanto, nos une ao Deus único e onipotente. Ele é o princípio ao qual retornamos, a forma que seguimos e a graça pela qual somos reconciliados (Santo Agostinho, A Verdadeira Religião). 

AÇÃO

Leia e medite: “Não desfaleças: por mais indigna que seja a pessoa, por mais imperfeita que venha a ser a sua oração, se esta se eleva com humildade e perseverança, Deus escuta sempre” (Josemaria Escrivá, Sulco, n. 468).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos