Is 58,9b-14; Sl 85(86),1-2.3-4.5-6 (R. 11a); Lc 5,27-32

“Levi, estava sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu” (Lc 5,27-28).

Ao ouvir a voz do mestre e o convite que lhe é proposto, Levi deixa tudo e segue Jesus. Ele que era um cobrador de impostos, tido como impuro pela atividade que praticava, não mediu esforços em responder ao chamado, pelo contrário, a sua atitude é tão significante que o próprio evangelho não relata nenhuma fala, mas apenas a ação: “Levi deixou tudo, levantou-se e seguiu”. Esta deve ser também a nossa atitude ao ouvir o chamado do mestre, responder prontamente com ações transformadoras e uma resposta de vida, tendo a certeza de que somos sedentos de Deus pois foi para estes que Ele veio, para os doentes, para os que sofrem, para os pecadores que precisam de conversão”.

(Erasmo Oliveira Nery Neto – Seminarista do 2º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Tenho escutado atentamente o chamado do Senhor?

2. O que tenho deixado para seguir livremente o Senhor?

LEITURA ESPIRITUAL

 Não são os que estão na luz que iluminam a luz, mas é esta que os ilumina e faz resplandecer; eles nada lhe dão, são eles que beneficiam da luz e por ela são iluminados.
Do mesmo modo, o serviço que prestamos a Deus nada acrescenta a Deus, porque Ele não precisa do serviço dos homens; mas àqueles que O servem e seguem, Deus dá a vida, a incorruptibilidade e a glória eterna. Favorece com os seus dons aqueles que O servem, precisamente porque O servem, e aqueles que O seguem, precisamente porque O seguem; mas nenhum benefício recebe deles, porque é perfeito e de nada carece.
Se Deus reclama o serviço dos homens, é porque, na sua bondade e misericórdia, deseja conceder os seus dons aos que o homem é que precisa da comunhão com Deus( Liturgia das Horas, Do Tratado de Santo Irineu, Contra as Heresias)).

AÇÃO

Leia e medite: “Viu-o mais com o olhar interior do seu amor do que com os olhos do corpo… e disse: segue-me, que significa imita-me” (São Beda).

Bom dia para você e sua família!