Is 1,10.16-20; Sl 49(50),8-9.16bc-17.21.23 (R. 23b); Mt 23,1-12

A GRANDEZA DE SER ESTAR EM SERVIR

“O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve” (Mt 23,11).

A Perícope presente é uma oração, e por meio dela somos convidados a sermos mais sinceros e autênticos em nossas atitudes religiosas. Somos convidados a agir não para alcançar os holofotes, mas a graça de Deus. O que Jesus nos aconselha, no seu evangelho, é agir na graça da humildade e do maior serviço gratuito e na salvação das almas. Estar a serviço é ter a coerência entre fé e vida. Oração e ação. É não realizar as práticas religiosas de forma superficiais, que tornam apenas uma etiqueta religiosa, sem conexão com a vida cristã tornando apenas uma impressão de dever religioso cumprido. Imbuídos do evangelho, dos ensinamentos, possamos pedir a graça de mudar o nosso proceder para que o nosso modo de proceder seja igual ao do Cristo ressuscitado. Como nos diz o lema da CF 2024, “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Caminhando junto com a CF 2024, nesse tempo quaresmal, possamos ordenar as nossas vidas e as nossas práticas segundo o exemplo de Jesus pois, “o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve”. Ser um autêntico discípulo de Jesus requer renúncia, caridade e humildade.
Peça a graça para o dia de hoje: “Senhor, concede-me o dom de ser coerente e autêntico (a) na prática da minha fé”.

(Cícero Henrique – Seminarista do 3º ano de Teologia/ Arquidiocese de Teresina).

REFLEXÃO

1. Sou muito exigente com os outros?

2. Tenho disponibilidade para servir ou tenho procurado ser servido(a) de forma exacerbada?

LEITURA ESPIRITUAL

Abri o coração a todos aqueles que são discípulos de Deus, sem olhar com desconfiança para a sua aparência, sem olhar com desconfiança para a sua idade. E se alguém te parece pobre, ou esfarrapado, ou feio, ou perdido, não deixes que o teu espírito se perturbe e não voltes atrás.

A aparência visível engana a morte e o diabo porque a riqueza interior é invisível para eles. E embora insistam no material e o desprezem porque sabem que é fraco, ficam cegos às riquezas interiores e ignoram “o tesouro” que carregam “em vasos de barro”, que defende o poder de Deus Pai, o sangue de Deus Filho e o orvalho do Espírito Santo. Mas não se enganem, vocês que provaram a verdade e foram considerados dignos do grande resgate; e ao contrário do que fazem outros homens, opta por um exército desarmado, pacífico, exangue, sereno e incontaminado: anciãos honestos, órfãos piedosos, viúvas transbordantes de mansidão, homens adornados pela caridade (Clemente de Alexandria).

AÇÃO

Peça a graça para o dia de hoje: “Senhor, concede-me o dom de ser coerente e autêntico (a) na prática da minha fé”.

Bom dia para você e sua família!