Jr 18,18-20; Sl 30(31),5-6.14.15-16 (R. 17b); Mt 20,17-28

É GRANDE QUEM SE DISPÕE A SERVIR

“Quem quiser torna-se grande, torne-se vosso servido” (Mt 20,27).

No Evangelho de hoje Jesus sobe com os seus discípulos rumo a Jerusalém. No caminho, Jesus os alerta sobre o futuro que lhe aguarda: a Cruz. O decurso da passagem se dá quando, a mãe dos filhos de Zebedeu, faz um pedido ousado a Jesus: que seus filhos possam ladeá-lo no paraíso. Isso gera um certo conflito, pois os demais discípulos sentem-se oprimidos a partir de tal pedido. Muitas vezes, em nossa vida hodierna, queremos estar ao lado de Jesus sem nos comprometermos com a Cruz. Estar disposto a seguir Jesus nos torna servos de todos os outros. O próprio Jesus se fez servo. Seguir ao lado de Jesus nos assegura participar de sua crucificação e morte, mas, sobretudo, nos assegura participar de sua ressurreição.

Que este tempo quaresmal seja para nós uma feliz oportunidade de conversão e comprometimento com Reino que há de vir.

(Miguel Wanderson Brito Silva – Seminarista do 4º ano de Teologia/ Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Sei me contentar com as coisas mais simples ou estou sempre exigindo algo mais?

2. De que maneira encaro a proposta de viver a dinâmica da experiência da cruz?

LEITURA ESPIRITUAL

Filho, fale assim em tudo: Senhor, se te agrada, faça-se assim. Senhor, se for sua honra, que isso seja feito em seu nome.

Senhor, se você vê que isso me convém e você acha que é benéfico para mim, conceda-o para que eu possa usá-lo em sua honra. Mas se você sabe que isso seria prejudicial para mim e não traria nenhum benefício para a salvação da minha alma, desvie de mim esse desejo.

Porque nem todo desejo vem do Espírito Santo, mesmo que pareça justo e bom ao homem.

É difícil julgar se um espírito bom ou mau te incita a desejar isto ou aquilo, ou se o teu próprio espírito te move.

Muitos que a princípio pareciam movidos por um bom espírito acabam sendo enganados.

Portanto, sem verdadeiro temor a Deus e humildade de coração, você não deve desejar pedir nada que lhe pareça digno de desejo e, especialmente, com total renúncia, você remete tudo a mim e pode me dizer: Ó Senhor! Você sabe melhor, faça isso ou aquilo como quiser!

Dê-me o que quiser, tanto quanto quiser e quando quiser. Faça comigo o que você sabe e o que mais lhe agrada e é a sua maior honra (Imitação de Cristo, III, 15,1-2).

AÇÃO

Reflita sobre o Evangelho de hoje compartilhe com alguém.

Bom dia para você e sua família!