Dt 4,1.5-9; Sl 147(147B),12-13.15-16.19-20 (R. 12a); Mt 5,17-19

INTERNALIZAR A PALAVRA

Não vim abolir a Lei e os Profetas…, mas para dar-lhes pleno cumprimento.” (Mt 5,17).

“Glorifica o Senhor, Jerusalém!” É verdade que a Igreja hoje é a nova Jerusalém e que deve glorificar o Senhor. Tudo de bom que fazemos é inspirado por Deus, então, o louvor que apresentamos a Deus é movido pelo próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo. Como vimos na leitura do livro do Deuteronômio (Dt 4,1.5-9), não é de hoje que o Senhor se antecipa em nos ensinar a maneira correta de agradá-lo, pois o Mandamentos, antes de ser apenas normas, é a maneira como Deus espera que o louvemos e o honremos. E Jesus é a plenitude desse querer benevolente do Pai: “Não vim para abolir a Lei, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. Somente em Jesus conseguimos honrar Deus. O Cristo Jesus é o nosso modelo, portanto, nos configuremos à Ele nesta Quaresma, fazendo tudo o que nos disser.

(Danilo Tavares da Silva – Seminarista do 2º ano de teologia / Diocese de Bom Jesus-PI).

REFLEXÃO

1. Consigo ser obediente aos ensinamentos de Jesus?

2. De que maneira tenho transmitido os ensinamentos de Jesus às pessoas com as quais convivo?

LEITURA ESPIRITUAL

Ouça, meu filho, minhas palavras mais gentis, que excedem toda a ciência dos filósofos e estudiosos deste mundo.

“As minhas palavras são espírito e vida” (Jo 6,63) e não podem ser avaliadas pelo sentido humano. Não devem ser levados ao paladar, mas devem ser ouvidos com silêncio e recebidos com humildade e muito carinho.

Eu disse: “Bem-aventurado o homem a quem educas, Senhor, aquele a quem instruis com a tua lei” (Sl 93,12f). Eu, diz o Senhor, ensinei os profetas desde o princípio e não deixei de falar a todos até agora; mas muitos são duros e surdos à minha voz. Muitos ouvem melhor o mundo do que a Deus; Eles seguem o apetite de sua carne com mais facilidade do que o beneplácito divino. O mundo promete coisas temporárias e pequenas, mas elas ainda o servem com grande entusiasmo; e prometo coisas grandes e eternas, e os corações dos mortais ficam entorpecidos.

Eu darei o que prometi. Cumprirei o que disse, se alguém perseverar fielmente no meu amor até o fim […].

Escreva minhas palavras em seu coração e considere-as com muita diligência, porque no momento da tentação você precisará delas. O que você não entende quando lê, você saberá no dia em que eu te visitar (Imitação de Cristo, III, 3).

AÇÃO

Leia e medite: “Inclino o meu coração a cumprir as tuas leis, a minha recompensa será eterna” (Sl 118,112). 

Bom dia para você e sua família!