2Cr 36,14-16.19-23; Sl 136(137),1-2.3.4-5.6 (R. 6a); Ef 2,4-10; Jo 3,14-21

FAZER O BEM COMUNICA DEUS

“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3,16a).

A liturgia de hoje também é sobre a oferta generosa de Deus em nos dar seu Filho, oferta esta que é de salvação. Podemos até nos perguntar por que Deus oferta seu Filho? E a resposta é simples, porque Deus olhou para este mundo e se compadeceu da nossa realidade, do nosso estado de miséria e da nossa incapacidade de salvar por nós mesmos, está para além da nossa capacidade individual, pois sem Cristo não existe salvação. E Jesus com toda a sua eloquência no Evangelho de hoje remete ao Antigo Testamento, quando diz: “do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado” (Jo 3,14). Portanto, assim como o povo de Deus no deserto encontrava a cura ao olhar para a serpente, através da cruz de Cristo encontraremos o sentido para nossas cruzes, quando olhamos para as chagas de Cristo encontraremos o sentido para as nossas chagas e somente n’Ele encontraremos a salvação.

(Lincoln Pereira do Nascimento – Seminarista do 1º ano de Teologia / Diocese de Parnaíba-PI)

REFLEXÃO

1. Vivo de forma que minha vida resplandeça a vida divina?

2. Como posso agir de forma que minhas atitudes manifeste a presença de Deus?

LEITURA ESPIRITUAL

Entranhas inefáveis ​​da misericórdia divina! Piedade imensa, digna da mais profunda admiração! Para libertar o escravo você entregou o Filho. Ele nos ilumina e nos ensina com benevolência o caminho da humildade, do amor e de toda virtude…

Eles o prenderam para nos libertar do jugo da escravidão. Fizeram-no prisioneiro para nos libertar, prisioneiros das mãos do inimigo. Eles o venderam por dinheiro para nos comprar com seu sangue. Eles o despiram para nos revestir de imortalidade. Eles zombaram dele para nos arrebatar da zombaria dos demônios.

Ele foi coroado de espinhos para arrancar de nós os espinhos e cardos da antiga maldição. Ele se humilhou para nos exaltar. Por todas estas coisas te agradeço e louvo o teu nome, ó santo Padre (João de Fécamp, Confessio theologica).

AÇÃO

Leia e medite: “Afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcança-la” (1Pd 3,11-12)

Bom domingo para você e sua família!