Is 49,8-15; Sl 144(145),8-9.13cd-14.17-18 (R. 8a); Jo 5,17-30

EM DEUS, SOMOS E REALIZAMOS

O Filho faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também (Jo 5,19).

O evangelho de hoje nos mostra uma perfeita união do Pai com o Filho, de modo que chegamos ao conhecimento de Deus por meio do Jesus, com suas ações e obras, assim Jesus se apresenta para nós como um mediador entre nós e o Deus. Com efeito, para termos a vida eterna devemos ouvir a palavra do Filho e crê naquele que o enviou, de modo que crendo no Pai nós também iremos crer no Filho. Neste mesmo evangelho Jesus apresenta características futuras para alcançarmos a salvação, a autoridade recebida por Deus para nos julgar segundo nossas atitudes. Nos revela também que Cristo busca fazer e apresentar a vontade de Deus; desse modo, somos convidados nesse tempo quaresmal reconhecermo-nos como filhos de Deus e buscarmos no nosso cotidiano fazer a vontade do Pai, para que em Cristo possamos ser justificados e mediante ele chegarmos a eterna glória.

(Serugue Fontenele Aragão – Seminarista do 2º ano de Teologia / Diocese de Parnaíba-PI)

REFLEXÃO

1. Sei discernir qual a vontade de Deus em minha vida?

2. Procuro fazer a vontade de Deus ou a minha?

LEITURA ESPIRITUAL

Se ele desceu à terra foi por compaixão pela raça humana. Sim, ele sofreu os nossos sofrimentos antes de sofrer a cruz, antes mesmo de assumir a nossa carne. Porque se não tivesse sofrido, não teria vindo partilhar a nossa vida humana. Primeiro ele sofreu, depois desceu. Qual é a paixão que você sentiu por nós? A paixão do amor. O próprio Pai, o Deus do universo, “lento em irar-se e rico em misericórdia”, não sofre de alguma forma conosco? Você ignoraria quem, governando os assuntos humanos, sofre os sofrimentos dos homens? Assim como o Filho de Deus “carregou nossas dores”, o próprio Deus suporta “nosso sofrimento”. Nem mesmo o Pai está impassível. Ele tem misericórdia, conhece alguma coisa da paixão do amor… (Orígenes, Homilias sobre Ezequiel, VI).

AÇÃO

Escolha três palavras que são iluminativas que configuram o fazer a vontade de Deus.

Bom dia para você e sua família!