Sb 2,1a.12-22; Sl 33(34),17-18.19-20.21 e 23 (R. 19a); Jo 7,1-2.10.25-30

ACOLHER A VONTADE DE DEUS

“Eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele” (Jo 7, 28-29).

Os evangelhos dos últimos dias narram a tensão crescente entre Jesus e as autoridades religiosas de seu tempo. Jesus não nega a sua origem divina e este será o motivo da sua condenação. Mas a verdade é que ele veio de Deus, e por isso pode chama-lo de Pai. Para seus contemporâneos, é difícil crer, como para todos que confiam nas suas impressões e não se abrem às surpresas da fé. Mais importante que a origem terrena de Jesus é a sua missão: foi enviado para revelar ao mundo as máximas consequências do amor, e quando chegar a hora, entregar-se-á não aos acusadores e à morte, mas nas mãos paternas de Deus. 

(Pe. Igor Torres – Vice-reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus)

REFLEXÃO

1. Que impressões cultivo das pessoas? Como as acolho?

2. Sei qual a minha missão? Confio a Deus a minha vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Para um cristão, não é possível imaginar a própria missão na terra, sem a conceber como um caminho de santidade, porque «esta é, na verdade, a vontade de Deus: a [nossa] santificação» (1 Ts 4, 3). Cada santo é uma missão; é um projeto do Pai que visa refletir e encarnar, num momento determinado da história, um aspeto do Evangelho. (…)

Também tu precisas de conceber a totalidade da tua vida como uma missão. Tenta fazê-lo, escutando a Deus na oração e identificando os sinais que Ele te dá. Pede sempre, ao Espírito Santo, o que espera Jesus de ti em cada momento da tua vida e em cada opção que tenhas de tomar, para discernir o lugar que isso ocupa na tua missão. E permite-Lhe plasmar em ti aquele mistério pessoal que possa refletir Jesus Cristo no mundo de hoje.

Oxalá consigas identificar a palavra, a mensagem de Jesus que Deus quer dizer ao mundo com a tua vida. Deixa-te transformar, deixa-te renovar pelo Espírito para que isso seja possível, e assim a tua preciosa missão não fracassará.

(Papa Francisco, Gaudete et exsultate, nn. 19-24)

AÇÃO

Acolherei com alegria a missão pessoal que o Senhor me entregar nesse dia.

Bom dia para você e sua família!