DOAR-SE TOTAL

Êx 12,1-8.11-14; Sl 115(116B),12-13.15-16bc.17-18 (R. cf. 1Cor 10,16); 1Cor 11,23-26; Jo 13,1-15

LIVRE ARBÍTRIO

Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido” (Jo 13,5).

Hoje, Quinta-feira Santa, iniciamos os passos de Jesus rumo à concretização do projeto de Pai e da doação total do Filho. Neste dia, onde Jesus, estando com seus discípulos, institui o pão e vinho como seu corpo e sangue e institui também o sacerdócio ministerial, peçamos ao bom Deus a graça da humildade, para que, contritos, possamos celebrar as festas que se aproximam e estarmos sempre a postos para a missão. Não hesitamos em sentir-nos verdadeiramente naquela hora única em que Jesus se entregou por todos, como dom e testemunho do amor do Pai.

Aprendamos com Jesus, que nos diz: “Eu vos dei o exemplo…”.  Devemos aprender com ele a dizer sempre “obrigado” e a celebrar a Eucaristia na vida, entrando na dinâmica do amor que se oferece e se sacrifica para fazer viver o outro.

(Miguel Wanderson – Seminarista do 4º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

  1. Tenho participado com frequência da comunhão com o corpo e o Sangue de Jesus?
  2. Minha comunhão com Cristo Eucarístico me leva a estar a serviço dos irmãos e irmãs?

LEITURA ESPIRITUAL

Meu Senhor, tira o manto, enrola-se numa toalha, deita água na bacia e lava os pés dos seus discípulos: ele também quer lavar os nossos pés. E não só a Pedro, mas a cada um dos fiéis ele nos diz: “Se eu não lavar os seus pés, você não poderá ser contado entre os meus”.  Vem, Senhor Jesus, deixa para mim o manto que vestiste. Tire-se, para vestir-se com a sua misericórdia. Cinge-te uma toalha, para que nos cinjas com o teu dom: a imortalidade. Despeje água na bacia e lave não só os pés, mas também a cabeça; não apenas os pés do nosso corpo, mas também os da alma. Quero me livrar de toda sujeira inerente à nossa fragilidade.

Quão grande é este mistério! Como um servo você lava os pés dos seus servos e como Deus você manda orvalho do céu […]. Quero também lavar os pés dos meus irmãos, quero cumprir o mandamento do Senhor. Ele me ordenou que não tivesse vergonha nem desdenhasse de cumprir o que ele mesmo fez antes de mim. Aproveito o mistério da humildade: enquanto lavo os outros, purifico as minhas manchas (Santo Ambrósio, O Espírito Santo, I, 12-15).

AÇÃO

Medite: “Fazei isto em memória de mim” (1 Cor 11,24). 

Bom dia para você e sua família!