At 4,1-12; Sl 117,1-27a); Jo 21,1-14

RECOMEÇAR

“Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca”. […] O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” (Jo 21,6-7).

Jesus aparece novamente aos discípulos, dessa vez no mar de Tiberíades, no momento em que os discípulos estavam pescando, ora os discípulos voltaram a vida comum que tinham antes mesmo de conhecer Jesus, mas o próprio Cristo Ressuscitado jamais os abandonou, foi ao encontro dos seus discípulos, como na parábola da ovelha perdida. O Senhor vem ao nosso encontro todos os dias, como Jesus ressuscitado foi ao encontro dos discípulos à beira do mar de Tiberíades. Mas é preciso a fé sincera e autêntica para percebermos sua presença. Obedientes à sua Palavra lancemos as redes…, até o profundo de nosso ser para conhecer tudo o que de bom podemos tirar de nós, com o auxílio da graça divina. O Evangelho de hoje é um convite para acolhermos o mandato de Jesus: “Lançai as redes e achareis”. A missão que o próprio Jesus Ressuscitado é clara e objetiva, seguir em frente e evangelizar com a vida, por que Ele está conosco e caminha ao nosso lado.

(José de Jesus Danta da Silva – 2º Teologia / Diocese de Floriano-PI)

REFLEXÃO

  1. Tenho conseguido perceber a presença do Ressuscitado em minha vida? De que forma?
  2. “Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles” (v13). Procuro ser solidário com as pessoas com as quais convivo?

LEITURA ESPIRITUAL

Batizados em Cristo e revestidos de Cristo, tornastes-vos semelhantes ao Filho de Deus. Com efeito, Deus, que nos predestinou para a adopção de filhos, fez-nos semelhantes ao corpo glorioso de Cristo. Feitos, portanto, participantes de Cristo, com toda a razão sois chamados «cristos», isto é, ungidos; foi de vós que Deus disse: Não toqueis nos meus ungidos.

Tornastes-vos, porém, cristos [ungidos] no momento em que recebestes o antítipo do Espírito Santo; e tudo isto foi realizado sobre vós em imagem, uma vez que sois imagens de Cristo. Na verdade, quando Ele foi batizado no rio Jordão e comunicou às águas os fragrantes eflúvios da sua divindade, e delas emergiu, realizou-se então a descida do Espírito Santo consubstancial, repousando sobre Ele como o Igual sobre o seu Igual.    Também a vós, de modo semelhante, depois que emergistes da piscina das águas sagradas, foi administrado a crisma, imagem real daquele com que Cristo foi ungido e que é sem dúvida o Espírito Santo. Deste Espírito também o bem-aventurado Isaías, falando na pessoa do Senhor, profetizou a seu respeito: O Espírito do Senhor está sobre mim; por isso Ele me ungiu e me enviou a evangelizar os pobres. (Das Catequeses de Jerusalém).

AÇÃO

Leia e medite: “Deus deixa-se contemplar pelos que têm um coração puro” (São Gregório de Nissa).

FELIZ PÁSCOA para você e sua família!