At 4,32-37; Sl 92(93),1ab.1c-2.5 (R. 1a); Jo 3,7b-15

SENSIBILIDADE AOS APELOS DO ESPÍRITO SANTO

O vento sopra onde quer. (Jo 3,8).

Ao ouvir falar sobre a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, alguns ainda estão a duvidar sobre de fato ele ressuscitou, e de fato quem é esse homem. Na liturgia de hoje ouvimos que os discípulos começaram a formar a primeira comunidade cristã, dividindo tudo em comum e que ninguém passava necessidade.

Somos chamados a nesse olhar da ressurreição de Jesus também dividir em comum tudo aquilo que Jesus como cabeça da Igreja nos convoca, não se trata de dividir apenas o pão, mas ofertar-se como um todo, assim como Jesus fez.

Sendo assim ouvimos dizer que o vento sopra onde quer, apenas se ouve o ruido, a ação de Nosso Senhor Jesus Cristo, perpassa toda a realidade pensante, assim somos envolvidos por seu amor e sua graça santificante, ele sabe onde agir e a hora certa, apenas ouvimos o ruído.

Saibamos acolher Jesus em nosso coração, mesmo quando nas necessidades ele parecer distante, certo de que ele sempre estará por perto para nos auxiliar.

(Samuel Matos – 2º Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

REFLEXÃO

1. De que forma tenho vivido a experiência da ressurreição?

2. como percebo a ação de Deus em minha vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Nosso Criador e Senhor dispõe todas as coisas de tal maneira que, se alguém quiser se orgulhar do dom que recebeu, deve humilhar-se pelas virtudes que lhe faltam. O Senhor dispõe todas as coisas de tal maneira que, quando eleva alguém por uma graça que recebeu, por uma graça diferente o sujeita a outra. Deus dispõe todas as coisas de tal maneira que, embora todas as coisas pertençam a todos, em virtude de uma certa exigência de caridade, tudo se torna de cada um, e cada um possui no outro o que não recebeu, de tal maneira que cada um oferece de presente ao outro o que recebeu.

Assim diz Pedro: “Cada um coloque a graça que recebeu ao serviço dos outros, como bons despenseiros das diversas graças de Deus” (1Pd 4,10) (São Gregório Magno, Comentário Moral sobre Jó,  XXVIII, 22 ).

AÇÃO

Medite: O caminho da vida é este: Em primeiro lugar, ame a Deus, que criou você. Em segundo lugar, ame a seu próximo como a si mesmo. Não faça a outro nada daquilo que você não quer que façam a você (Didaqué, 1,2). 

Bom dia para você e sua família!