At 6,1-7; Sl 32(33),1-2.4-5.18-19 (R. 22); Jo 6,16-21

CORAGEM!

“Sou eu. Não tenhais medo” (João 6,20).

Coragem, como somos temerosos diante dos desafios da vida, porém o Senhor, apresenta-se aos discípulos no texto de hoje, dizendo: “Sou eu. Não tenhais medo”. Mar, foi entendido como este mundo, sim, onde estamos, vivemos e convivemos. A Igreja é a barca de Pedro, que navega estas ondas do mar da vida para chegar ao lugar, desejado. Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos nesta barca, e não tem como voltar a traz. O mar onde estamos embarcados, inseridos, quer pedir para cada um de nós, a capacidade de sermos discípulos fiéis. Não deixemos conduzir a nossa vida pelas ventanias, agito do dia a dia, pelo medo e incertezas. Precisamos acreditar que Ele caminha conosco e nos conduz. Que sua graça nos abra o coração para entendermos e vivermos que é o Ressuscitado que nos conduz pelos mares da vida.

(Diácono Sávio Eduardo Ferreira – Diocese de Bagé / RS)

REFLEXÃO

1. Acredito no poder de ação de Jesus em minha vida?

2. Consigo suportar com serenidade aos “vendavais” da vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Se no livro do Êxodo se fala da saída do povo de Israel do Egipto, atravessando o Mar Vermelho a pé, graças à ação de Deus através de Moisés, neste episódio Jesus é mostrado como maior que o “maior dos profetas”, já que ele nem precisa de abrir as águas para poder aproximar-se do barco que estava em perigo.

Da mesma forma, a expressão que Jesus utiliza para que O reconhecessem: “Sou Eu” é a mesma usada por Deus quando se deu a conhecer a Moisés no episódio da sarça ardente (Ex 3,8).

Cristãos de todos os tempos, precedidos e também representados pelos discípulos que se assustaram no barco, precisamos do poder de Deus para não sucumbir diante da tempestade. S. Tomás disse, comentando um texto de Sto. Agostinho, que se temos uma fé grande na ação de Deus “o vento, a tempestade, as ondas e as trevas não farão com que o navio se desvie do seu curso e naufrague”.

Aquele barco que representa a Igreja, aparentemente frágil diante de tamanha tempestade, sempre subsistirá porque o que a guia é, em última instância, o próprio Jesus Cristo.

(https://opusdei.org/pt-pt/gospel/evangelho-feria-sabado-segunda-semana-pascoa/).

.

AÇÃO

Leia e medite: “Concede-me, Senhor, o dom da escuta e da criatividade”.

Bom dia para você e sua família!