At 3,13-15.17-19; Sl 4,2.4.7.9 (R. 7a); 1Jo 2,1-5a; Lc 24,35-48

A CRUZ NOS REVELA O DESCONCERTANTE AMOR DE DEUS

“Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia'” (Lc 24, 46).

No Evangelho deste terceiro Domingo da Páscoa, após manifestar-se gloriosamente, o Cristo Ressuscitado faz lembrar aos seus discípulos o que lhes disse sobre seu sacrifício. O Cristo se entregou a cruz por nós, para que por meio dela tenhamos a Vida Eterna. Desse modo, contemplamos na cruz de Jesus a manifestação desconcertante do amor de Deus. Vejamos: até onde Ele é capaz de ir por nós, a ponto de não poupar seu Filho único, mediante humilhação, desprezo, açoites e o peso da cruz? Na oferta de Jesus podemos compreender o grande amor de Deus por nós e como ele não se cansa de descer para nos procurar. O Filho, entregue por nós, feito homem, ‘abandonado na cruz’, é agora ressuscitado pelo Pai e elevado acima de toda glória. Ora, Deus nunca abandona quem nele confia. Diante dessa verdade, como permanecer estáticos? Não nos pesa os nossos pecados? Não nos causa incômodo saber que Deus está amorosamente a nossa espera? O desconcertante amor de Deus nos impele a sermos recíprocos no amor, com generosidade e esmero. Que a meditação desta palavra encha o nosso coração, para que finalmente, movidos pelo amor, sejamos sinais luminosos do Cristo ressuscitado no meio dos nossos irmãos e irmãs.

(Filipe Bezerra – Seminarista 1ª Teologia / Diocese de Picos-PI)

REFLEXÃO

1. Como vivo a experiência de morte e ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo?

2. Tenho a sabedoria de compreender os momentos de sofrimento em minha vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Quando “veio  com as portas fechadas e se pôs no meio deles, aterrorizados e cheios de medo, pensaram ter visto o meu fantasma” (Jo 20,26; Lc 24,36s), mas Ele soprou sobre eles e disse:  “Recebei o Espírito Santo”  (Jo 20,22f). Depois enviou-lhes o mesmo Espírito do céu, embora como um novo dom. Estes dons foram para eles testemunhos e argumentos de prova da ressurreição e da vida. Com efeito, o Espírito é a prova que atesta que “Cristo é a verdade” (1Jo 5,6), a verdadeira ressurreição e a vida. É por isso que os apóstolos, que também no início tinham permanecido em dúvida, depois de terem visto o seu corpo reavivado, “testemunharam com grande energia a ressurreição de Jesus” (At 4,33), depois de terem experimentado o Espírito vivificante. Por isso é mais proveitoso conceber Jesus no próprio coração do que vê-lo com os olhos do corpo ou ouvi-lo falar; e, portanto, também a obra do Espírito Santo é muito mais poderosa nos sentidos do homem interior do que a impressão de objetos corpóreos nos do homem exterior.

Agora, por isso mesmo, meus irmãos […], seu coração se alegra dentro de você e diz: “Recebi este anúncio: Jesus, meu Deus, está vivo! E, ao receber esta notícia, meu espírito, já mergulhou na tristeza, definhando no calor ou pronto a sucumbir ao desânimo, ele revive” (Guerrico d’Igny,  Sermo in Pascha,  I, 4).

.

AÇÃO

Quais sinais do ressuscitado você tem compartilhado com as pessoas do seu cotidiano?

Bom domingo para você e sua família!