At 10,25-26.34-35.44-48; Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b); 1Jo 4,7-10; Jo 15,9-17

PELO CAMINHO DA CARIDADE NOS ELEVAMOS A CRISTO

LER

Jo 15,9-17

“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

Permanecei no meu amor. Este é o pedido que Jesus Cristo faz a cada um de nós neste domingo. Permanecer em Cristo é estar sempre ligado a Ele, o amor verdadeiro.

O pedido que ele nos fez, domingo passado, foi que permanecêssemos ligados a ele para produzirmos bons frutos. Hoje o convite à permanência se repete, agora falando do amor.

Ele mesmo nos dá o exemplo, Cristo permanece no amor do Pai.

Se nós estamos verdadeiramente ligados a Cristo videira e essa ligação se dá através do amor, em nossa vida se cumpre a vontade de Deus. O Pai amou Jesus e Ele nos ama, cabe a nós amarmos uns aos outros. A consequência desse amor é a amizade com Cristo que se manifesta através dos frutos colhidos na comunidade. Um gesto concreto desse amor que transborda do coração de Jesus é a atitude de acolhida que deve ser a marca da nossa Igreja. O Papa Francisco nos diz que “Na Igreja tem lugar para todos”. A acolhida amorosa faz com que a cada dia mais ramos sejam enxertados no Cristo videira, através do batismo, e mais amor seja espalhado no mundo.

(Luís Henrique – Seminarista do 1º ano de Teologia – Arquidiocese de Teresina-PI).

MEDITAR

1. Amo o meu próximo como Jesus me amou? Ou tenho intrigados?

2. Sinto que sou amigo de Jesus? Dedico tempo a essa amizade, na oração e na leitura bíblica?

CONTEMPLAR

Eleve sua oração na intenção de “Pelo caminho da caridade nos elevamos a Cristo”.

COMPROMISSO

Fale quais atitudes posso demonstrar como de gesto de acolhidas às pessoas que encontro na minha comunidade?

LEITURA ESPIRITUAL

Só amamos se fomos amados primeiro.

Procure como o homem pode amar a Deus e você não encontrará mais do que isto: Deus nos amou primeiro.

Aquele a quem amamos já se entregou antes. Ele se entregou para que pudéssemos amá-lo. O que ele entregou? O apóstolo São Paulo diz isso com mais clareza: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações”.  Através de quem? Talvez através de nós? Não. Através de quem então?  “Pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5). Cheios desse testemunho, amamos a Deus através de Deus […].

A conclusão é imposta, e João diz-nos isso ainda mais claramente: “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (Jo 4, 8). É um eufemismo dizer: o amor vem de Deus. Mas quem entre nós ousaria repetir estas palavras: “Deus é amor”?  Eles foram contados por alguém que tinha experiência. Você não vê Deus: ame-o e você o possuirá. Porque Deus se oferece a nós no mesmo momento.  “Amai-me “, grita-nos ele, “e me possuireis. Não podeis amar-me sem me possuir.  O amor, a liberdade interior e a adoção filial só se distinguem pelo nome, como a luz, o fogo e a chama. Se o rosto de um Ser amado nos faz felizes, o que fará a força do Senhor quando vier habitar secretamente na alma purificada. O amor é um abismo de luz, uma fonte de fogo. Quanto mais brota, mais queima o sedento; é um progresso eterno. (Agostinho, Sermão 34,2-6).

Bom domingo para você e sua família!