At 16,22-34; Sl 137(138),1-2a.2bc-3.7c-8 (R. 7c); Jo 16,5-11

“A FORÇA DO ESPÍRITO NOS IMPULSIONA PARA FORA DE NÓS”

LER

Jo 16,5-11

“É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor” (Jo 16,7).

O Evangelho de hoje está inserido no discurso de despedida de Jesus antes de sua Ascensão, onde Ele, promete a vinda do Paráclito. De fato, como o nome mesmo já designa, Defensor, Consolador, Protetor… Jesus, ao prometer o Paráclito, consola os discípulos e firma os seus passos para que permaneçam perseverantes na missão que outrora receberam: anunciar a Boa-Nova do Reino. Jesus anuncia que partirá para o Pai e que é necessária Sua partida, pois, se assim não for, o Paráclito não virá. O Senhor Jesus prepara os discípulos para receberem a Força, a fim de que, recebendo-a, eles permaneçam unidos em comunidade, continuando a obra redentora e salvífica que Ele iniciou. Desse modo, sem a presença física do Mestre, os discípulos não esmorecerão na difícil missão de evangelizar. Assim, o Paráclito torna-se a grande luz que iluminará e conduzirá a comunidade cristã nascente até a volta gloriosa de Cristo. Peçamos a Força do alto para que não desanimemos na missão de cada dia.

(Maurício Souza dos Santos – 1° de Teologia/ Diocese de Bom Jesus do Gurguéia-PI).  

MEDITAR

1. O que mais me chama atenção no texto?

2. Tenho vivido mais perto ou me distanciado de Deus?

CONTEMPLAR

Eleve sua oração na intenção de “A força do Espírito nos impulsiona para fora de nós”.

COMPROMISSO

Como posso ser uma presença consoladora na vida das pessoas que sofrem?

LEITURA ESPIRITUAL

“O príncipe deste mundo vem” (Jo 14,30). Quem é este príncipe deste mundo, senão aquele de quem ele já havia falado antes, dizendo:  “O príncipe deste mundo está chegando. Embora não tenha poder sobre mim”, ou seja, não encontra nada que lhe dê algum direito, nada que lhe pertença, ou seja, nenhum pecado? Graças ao pecado, o diabo se tornou o príncipe deste mundo.

O diabo certamente não é príncipe do céu e da terra e de todas as coisas que há no céu e na terra, isto é, ele não é príncipe do mundo no sentido em que o mundo é entendido nestas palavras:  “E o mundo era feito por ele.”  Ele é o príncipe daquele mundo do qual o mesmo evangelista diz logo a seguir: “E o mundo não o reconheceu”, a saber: os homens infiéis, dos quais o mundo – isto é, a superfície da terra – está cheio, e entre eles a quem geme o mundo dos fiéis, escolhidos do meio do mundo por aquele por cuja mediação o mundo foi feito (Agostinho, Comentário ao Evangelho de João, 79,2).

Bom dia para você e sua família!