At 25,13b-21; Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R. 19a); Jo 21,15-19

“CUIDAR PARA AMAR”

LER

Jo 17,20-26

“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17).

Pedro foi chamado por Jesus, nós também somos chamados por Ele. De Pedro Jesus pediu duas coisas a primeira um serviço, “Apascenta as minhas ovelhas”, a segunda, sua disponibilidade de entrega: morrer por Jesus. São estes dois grandes desafios apresentados pelo evangelho de hoje. Pedro, que já havia negado conhecer Jesus três vezes, precisou três vezes afirmar o seu amor por Jesus. Ele teve muitas fragilidades, no entanto, o que Jesus pediu a Pedro e pede a cada um de nós é um amor, incondicional, arraigado, enraizado, no mais profundo de nosso ser. Todos nós, lideranças ou não, sem exceção precisamos fazer a confissão de amor a Jesus. Este amor nós cultivamos, escutando sua palavra, na vida de oração, na eucaristia e sem sombra de dúvidas “apascentando”, ajudando a nossos irmãos e irmãs mais necessitados. Lembremos de todos atingidos pelas enchentes.

(Diácono Sávio Eduardo Ferreira – Diocese de Bagé / RS)

MEDITAR

1. Percebo que sou amado(a) por Deus?

2. Tenho consciência de que a fé me leva à caridade com irmãos e irmãs?

CONTEMPLAR

Eleve sua oração com a frase: Cuidar para amar”.

COMPROMISSO

Quais atitudes manifesto que demonstram, de forma concreta, meu amor para com o próximo?

LEITURA ESPIRITUAL

O que significam estas palavras: “Você me ama?”, “Alimente minhas ovelhas”?  É como se, com eles, o Senhor dissesse: “Se você me ama, não pense em alimentar-se. Antes, apascente as minhas ovelhas porque elas são minhas, não como se fossem suas; procure alimentar a minha glória, não a sua” Procure estabelecer o meu Reino, não o seu; preocupe-se com os meus interesses, e não com os seus, se você não quer estar entre aqueles que, nestes tempos difíceis, se amam e, portanto, caem em todos os outros pecados que cometem, desse amor por si mesmos eles derivam de seu princípio.”

Não amemos então a nós mesmos, mas ao Senhor, e, ao apascentar as suas ovelhas, busquemos o interesse dele e não o nosso. O amor de Cristo deve crescer naquele que apascenta as suas ovelhas até atingir um ardor espiritual que o faça superar até aquele medo natural da morte, para que possa morrer precisamente porque quer viver em Cristo (Agostinho, Comentário sobre o Evangelho de João,  123,5).

Bom dia para você e sua família!