SÃO JOÃO BATISTA DE ROSSI, PRESBÍTERO DO ACONSELHAMENTO
Tg 5,1-6; Sl 48(49),14-15ab.15cd-16.17-18.19-20 (R. Mt 5,3); Mc 9,41-43.45-56.47-50
“A ASCESE COMO CAMINHO DE VIDA NOVA”
LER
Mc 9,38-40
MEDITAR
Se a tua mão te leva a pecar, corta-a, é melhor entrar na vida sem uma das mãos do que tendo as duas ir para o inferno” (Mc 9,43).
No Evangelho de hoje, Jesus fala sobre a importância de viver uma vida que faz refletir os nossos valores.
O próprio Jesus fala sobre a responsabilidade de quem segue os seus ensinamentos e adverte a cada um de nós sobre as influências que podem levar alguém a sair do caminho correto. Jesus usa parábolas, como “cortar a mão ou o pé” se esses forem causa de pecado e, ao mesmo tempo, coloca em evidência a serenidade de viver uma vida com conformidade com a palavra de Deus.
Que as Palavras de Jesus nos ajudem a refletirmos sobre como estamos vivendo atualmente, como estamos tratando os nossos irmãos e sobretudo como anda a nossa fé diante de tantos acontecimentos nos dias atuais: violência, catástrofes da natureza, o individualismo. Peçamos que esses ensinamentos continuem sendo relevantes para cada um de nós que somos seus seguidores.
(Francisco Geraldo Lucas de Sousa / 2° ano de Teologia – Arquidiocese de Teresina).
REFLEXÃO
1. Tenho consciência da exigência de renunciar algumas coisas que fazem mal para meu caminho de fé?
2. Os ensinamentos de Jesus são um forte alicerce para minha vida?
CONTEMPLAR
Eleve sua oração com a frase: “A mística da renúncia na experiência de fé”.
COMPROMISSO
Faça a experiência de renunciar algo que lhe apraz como caminho de ascese.
LEITURA ESPIRITUAL
A renúncia de si é filha da humildade e da obediência, porém é do amor divino que recebe vida, alimento, força e alento. Tem relação com a negação de si e representa o primeiro degrau da vida espiritual. Não falo de passos, mas de degraus, porque algumas virtudes andam ou caminham, e outras sobem ou ascendem. A renúncia de si é daquelas virtudes que sobem, depois de a alma ter percorrido o caminho das virtudes ordinárias. É das virtudes que escalam o céu. Irmã do desprezo de si e do alheio, do domínio de si e de outras virtudes, luta com afinco contra a naturea humana, eleva o homem e diviniza-o, isto é, levanta-o na Cruz e crucifica-o. a renúncia de si mata o ser natural da criatura e faz com que comece a viver na terra uma vida sobrenatural de grandes méritos para o Céu. (Beata Conchita, Tratado prático dos vícios e das virtudes, pág. 253).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.