SÃO BARNABÉ

“CHAMADOS E ENVIADOS PARA A MISSÃO”

LER

Mateus 10,7-13

MEDITAR

Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo” (Mt 10,7)

Hoje celebramos a memória de São Barnabé, aquele que acompanhou São Paulo em sua primeira viagem apostólica e foi um dos grandes responsáveis por propagar o Evangelho além das fronteiras de Israel e do mundo judaico. O Evangelho deste dia faz parte do discurso apostólico de Jesus quando chamou os Doze Apóstolos e os enviou em missão. De fato, a missão dada por Jesus aos Doze de ir pregar o Evangelho anunciando o Reino dos Céus às ovelhas perdidas da casa de Israel, Barnabé, durante sua intensa atividade missionária, procurou cumprir com amor e determinação. O exemplo que ele nos deixa neste dia, a luz da Palavra de Deus, é ter à disposição em viver o Evangelho e segui-lo fielmente. Assim, uma vez preenchidos da Palavra, compreenderemos a beleza da missão e de uma vida conforme a vontade do Senhor. Peçamos a graça para perseverarmos na fé, e que, inspirando-nos na vida de São Barnabé, não desaminar diante das dificuldades e dos espinhos que aparecem na vida daqueles que se doam ao Reino de Deus e a evangelização.

(Mauricio Souza dos Santos – 1° ano de Teologia / Diocese de Bom Jesus do Gurguéia-PI).  

REFLEXÃO

1. Tenho disponibilidade para assumir um compromisso na minha comunidade?

2. Sei compartilhar meus dons com o grupo, movimento ou pastoral em vista da missão?

CONTEMPLAR

Eleve sua oração com a frase: “Vai trabalhar pelo mundo afora, eu estarei até o fim contigo, está na hora, o Senhor me chamou Senhor, aqui estou!” (Canto).

COMPROMISSO

Compartilhe com alguém próximo como você desenvolve seu trabalho missionário.

LEITURA ESPIRITUAL

Como estou convencido e sinto intimamente que, tendo-vos dirigido muitas vezes a minha palavra, sei que o Senhor caminhou comigo no caminho da justiça, e também me vejo obrigado de todas as maneiras a amar-vos mais do que a minha própria vida, Porque grande é a fé e a caridade que habita em vós  por causa da esperança da sua vida  (Tito 3:6); Considerando, digo, que se tiver o cuidado de comunicar-lhe alguma parte do mesmo que recebi, não me faltará a recompensa pelo serviço prestado a Espíritos como o seu, apressei-me em escrever-lhe brevemente, a fim de para que, junto com sua fé, você possa ter conhecimento perfeito.

Ora, são três decretos do Senhor: a esperança da vida, que é o início e o fim do julgamento; o amor da alegria e da alegria, que são o testemunho das obras de justiça. Com efeito, o Senhor, através dos seus profetas, deu-nos a conhecer o passado e o presente e antecipou os primeiros frutos da fruição do que está por vir.

E como vemos que uma após a outra as coisas se cumprem como ele as disse, o nosso dever é avançar, com espírito mais generoso e elevado, no seu temor (“Carta de Barnabé”, I, 4-7, in Padres Apostólicos, Biblioteca de Autores Cristãos, Madrid 21967, pp. 771-772).

Bom dia para você e sua família!