“COMO CULTIVAR PUREZA E FIDELIDADE EM UM MNUNDO CHEIO DE SEDUÇOES?”
LER
Mateus 5,27-32
MEDITAR
“Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mt 5,28).
Jesus nos faz entender que não são apenas nossas ações que importam, mas também nossos pensamentos e desejos. Ele nos desafia a manter nossos corações íntegros, honestos, evitando qualquer coisa que nos leve a pecar. Além disso, Ele fala sobre o compromisso sagrado do casamento e a seriedade do divórcio.
Esses ensinamentos nos convidam a refletir sobre nossas intenções e a buscar uma vida de integridade, honrando nossos relacionamentos interpessoais sendo sinceros, respeitosos e vivendo de acordo com os princípios que Jesus nos propõe.
.
REFLEXÃO
- Como podemos manter a pureza de nossos pensamentos e intenções em um mundo cheio de tentações?
- De que maneira podemos honrar e fortalecer nossos relacionamentos, especialmente no contexto do casamento, conforme ensinado por Jesus nesta passagem?
CONTEMPLAR
Eleve sua oração com a frase: “O pudor e a modéstia são os irmãos pequenos da pureza” (Caminho, 183).
COMPROMISSO
Como vou trabalhar para fortalecer meus relacionamentos, dedicando tempo e esforço para comunicar-me abertamente e com respeito, honrando os compromissos?
LEITURA ESPIRITUAL
Cristo não veio apenas para evitar que desonrássemos o nosso corpo com atos culposos, mas também para restaurar a pureza da alma, antes mesmo da do corpo.
Como é no coração que recebemos a graça do Espírito Santo, ele se preocupa, antes de tudo, em purificar o nosso coração e também tudo o que nos é interno. Não cometa adultério com os olhos e não o cometerá com o coração: visto que o Senhor condenou a ira de forma absoluta, proibindo não só o homicídio, mas também excluindo o menor sentimento neste sentido, agora é mais fácil para ele estabelecer esta lei.
Agora, se tudo isso lhe parece muito duro, lembre-se do que o Senhor disse anteriormente nas bem-aventuranças e você verá que é possível e fácil simplesmente observar esses mandamentos. Na verdade, como pode um homem simples e amigo da paz, um homem pobre de espírito e misericordioso, chegar a repudiar a sua esposa? Como pode aquele que está disposto a reconciliar-se com os outros estar em conflito com a sua esposa? Mas Jesus não facilita o cumprimento da Lei apenas desta forma, mas também de outra; Com efeito, deixa ao homem a possibilidade legítima de se separar da mulher: “em caso de fornicação” (João Crisóstomo, Comentário ao Evangelho de Mateus, 17,1-4).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.