“A ORAÇÃO NOS ENSINA A AMAR, PERDOAR E A RECOMEÇAR A CADA NOVO AMANHECER.”

LER

Mateus 6,7-15

MEDITAR

Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos” (Mt 6,7).

De forma suscinta e precisa, Jesus nos ensina uma maneira de orar sincera e autenticamente, sem repetições de palavras vazias. Na oração do Pai-Nosso está presente o louvor a Deus; depois os pedidos que dizem respeito às exigências fundamentais da vida: a apresentação das nossas necessidades diárias, o perdão que precisamos dar para sermos também perdoados e a confiança de Sua presença em nossa vida possa nos proteger de todos os males. Neste ano dedicação à oração, aproveitemos para dedicar alguns momentos a prática da oração, e de modo particular uma oração que brote da palavra de Deus por meio da Leitura orante.

.

REFLEXÃO

  1. Reconheço que a prática do perdão, pode transformar nossos relacionamentos?
  2. Como a oração pode orientar minha vida, na fé e na confiança em Deus??

CONTEMPLAR

oração: Hoje escolha um momento e lendo o texto do Evangelho faça sua oração pessoal.

COMPROMISSO

De que maneira por me esforçar mais um pouco para cultivar uma vida de fé, empatia e amor ao próximo.

LEITURA ESPIRITUAL

Mesmo se rezamos há muitos anos, devemos aprender sempre! A oração do homem, este anseio que nasce de maneira tão natural da nossa alma, talvez seja um dos mistérios mais impenetráveis do universo. E não sabemos sequer se as preces que dirigimos a Deus são efetivamente aquelas que Ele quer que lhe dirijamos. A Bíblia dá-nos inclusive testemunho de orações inoportunas, que no fim são recusadas por Deus: é suficiente recordar a parábola do fariseu e do publicano. Somente este último, o publicano, volta justificado do templo para casa, porque o fariseu era orgulhoso e gostava que as pessoas o vissem rezar e fingia que orava: o coração era frio. E Jesus disse: este não é justificado “porque quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado” (Lc 18,14). O primeiro passo para rezar é ser humilde, ir ter com o Pai e dizer: “Olha para mim, sou pecador, débil, malvado”, cada um sabe o que dizer. Mas começa-se sempre com a humildade, e o Senhor ouve. A prece humilde é ouvida pelo Senhor (Papa Francisco, Catequese sobre o Pai Nosso – 1).

Bom dia para você e sua família!