“A TEMPESTADE NOS REVELA NOSSA FRAGILIDADE; A FÉ, O PODER TRANSFORMADOR DA PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.”
LER
Marcos 4,35-41
MEDITAR
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4,40).
Hoje, somos chamados a observar a presença de Deus em nossas vidas.
Jesus está presente no barco dos discípulos, Ele se faz presente em nossas vidas, esta é uma certeza. Presença que a muito se manifesta silenciosamente.
Tantas são as provações que agitam o nosso barco da vida. Mas a certeza de que, Jesus permanece conosco, nos dá a tranquilidade de que ouviremos Dele: “Silêncio! Cala-te!”
É preciso reconhecer a presença de Cristo em nossas vidas. No decurso de nossa história muitas serão as tribulações, mas se soubermos buscar Jesus que permanece conosco, presente na Palavra, nos seus ensinamentos, na oração, certamente encontraremos segurança e tranquilidade.
REFLEXÃO
- Como você reage diante das “tempestades” em sua vida?
- Você reconhece a presença e o poder de Jesus em sua vida diária?
CONTEMPLAR
Ele sua oração a partir da frase: “Senhor Jesus, dá-me força e fé para enfrentar as tempestades da vida, confiando em Tua presença e poder. Amém.”
COMPROMISSO
Ao enfrentar qualquer desafio ou “tempestade” durante a semana, lembre-se de entregar suas preocupações a Jesus e confiar em Sua presença e poder para trazer calma e direção à sua vida.
LEITURA ESPIRITUAL
Estamos sujeitos, portanto, às tempestades desencadeadas pelo espírito do mal, mas, como bravos marinheiros vigilantes, chamamos o piloto sonolento.
No entanto, os pilotos também costumam estar em perigo. Para Que piloto devemos então abordar? Àquele que não é superado pelos ventos, mas os envia, àquele de quem está escrito: “Ele é acordou, repreendeu o vento e as ondas.” O que significa que “é acordou””? Significa que ele descansou, mas descansou com seu corpo, enquanto seu espírito estava imerso no mistério da divindade. Bem, onde a Sabedoria e a Palavra são encontradas, isso não é feito nada sem a Palavra, nada se faz sem prudência.
Você já leu antes que Jesus havia passado a noite em oração: como Ele poderia dormir agora durante a tempestade? Este sonho revela consciência de seu poder: todos tinham medo, enquanto ele sozinho descansava sem medo. Portanto, não participa [apenas] da nossa natureza quem não está exposto a perigos. Embora seu corpo, sua divindade dorme velai e agimos com fé.
Por isso ele diz: “Por que duvidastes, vós de pouca fé?” Eles merecem reprovação, por ter tido medo mesmo estando próximo de Cristo, sendo que ninguém pode perecer se estiver unido a ele. Desta forma, fortalece a fé e faz reinar novamente a calma (Ambrósio, Comentário ao Evangelho de Lucas, VI, 40-43).
Bom domingo para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.