NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
“DESCUBRA SEU PROPÓSITO DE VIDA E PREPARE-SE PARA TRANSFORMAR O MUNDO”
LER
Lucas 1,5-17
MEDITAR
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4,40).
Hoje a Igreja celebra o Nascimento de João Batista, é uma liturgia cujo enfoque é o chamado de Deus na vida do ser humano. Quando um mundo insensível e descrente já não reconhece que a vida é um mistério de amor, é um chamado de Deus, quantos são abortados, quantos deixados de modo indigno e imoral no frio congelamento dos laboratórios de procriação artificial: lá esquecidos, lá manipulados em inaceitáveis experiências pseudocientíficas! Nunca esqueçamos: toda vida humana é sagrada do primeiro ao último instante do nosso caminho terreno. Que o Senhor nos ajude a defender a vida, a gritar por ela! Que o Senhor também nos dê a sabedoria para descobrir e experimentar que a nossa vida – por quanto pobre e pequena – também e preciosa! Que hoje eu me pergunte: Qual o propósito da minha existência? Já o descobri? Já me conformei a ele? “Desde o seio materno, sois meu amparo” (Sl 70,6b). Que quereis fazer de mim?
(Danilo Tavares da Silva – Seminarista do 2º ano de Teologia / Diocese de Bom Jesus-PI)
REFLEXÃO
- Como posso ser um mensageiro da esperança e da reconciliação, à semelhança de João Batista, em minha comunidade?
- De que forma posso fortalecer minha fé e confiar no tempo de Deus, mesmo quando enfrento dificuldades ou situações que parecem impossíveis?
CONTEMPLAR
Nesta semana dedique 10 minutos diários à oração e reflexão, buscando formas de levar esperança e reconciliação às pessoas ao meu redor.
COMPROMISSO
Comprometo-me a cultivar uma vida de equilíbrio e harmonia, integrando práticas espirituais, intelectuais e físicas, buscando crescimento pessoal e contribuindo positivamente para a comunidade ao meu redor.
LEITURA ESPIRITUAL
Na verdade, ainda antes de nascer, exultou de alegria no ventre materno, à chegada de Santa Maria. Já então ficava assinalada a sua missão, ainda antes de nascer; revelava-se de quem era o precursor, ainda antes de O ver. São realidades divinas que excedem a limitação humana. Por fim, nasce; é-lhe dado o nome e solta-se a língua do pai. Reparemos no simbolismo que estes factos representam. Zacarias cala-se e perde a fala até ao nascimento de João, o precursor do Senhor; e então recupera a fala. Que significa o silêncio de Zacarias senão que antes da pregação de Cristo o sentido das profecias estava, em certo modo, latente, oculto e fechado? Mas tudo se abre e faz claro com a vinda d’Aquele a quem elas se referiam. O facto de Zacarias recuperar a fala ao nascer João tem o mesmo significado que o rasgar-se do véu no templo, ao morrer Cristo na cruz. Se João se anunciasse a si mesmo, Zacarias não abriria a boca. Solta-se a língua porque nasce aquele que é a voz. Com efeito, quando João já anunciava o Senhor, perguntaram-lhe: Quem és tu? E ele respondeu: Eu sou a voz de quem clama no deserto. João é a voz; mas o Senhor, no princípio era a Palavra. João é a voz passageira; Cristo é, no princípio, a Palavra eterna. (Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.