DISCERNIR PALAVRAS, AGIR COM EMPATIA E ESCOLHER O CAMINHO ESTREITO SUSTENTAM UMA VIDA SÁBIA E VIRTUOSA.”

LER

Mateus 7,6.12-14

MEDITAR

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição!” (Mt 7,13).

Jesus ensina sobre a importância do discernimento espiritual, a ética de reciprocidade e a escolha do caminho espiritual estreito e desafiador que conduz à vida eterna. Estes versículos destacam a necessidade de sabedoria na partilha da fé, o compromisso com o bem-estar dos outros e a dedicação necessária para seguir o caminho da retidão.

REFLEXÃO

  1. Como sabemos quando alguém está pronto para receber ensinamentos profundos?
  2. Por que é mais difícil seguir o caminho espiritual estreito e como podemos encontrar a força para perseverar nele?

CONTEMPLAR

Faça uma oração pedindo, ao Senhor, sabedoria para discernir, força para perseverar no caminho estreito e amor para tratar os outros como eu gostaria de ser tratado.

COMPROMISSO

Quais passos para percorrer o caminho estreito da fé com discernimento, ética e perseverança, confiando na graça de Deus.

LEITURA ESPIRITUAL

O caminho amplo é o apego aos bens do mundo que os homens desejam ardentemente. É um estreito que se atravessa à custa de cansativas renúncias. Observe também como ele insiste nos indivíduos que trilham os dois caminhos: há muitos que trilham o caminho largo, enquanto poucos encontram o caminho estreito.

Não é necessário procurar o caminho largo, nem é difícil encontrá-lo: ele se apresenta espontaneamente, porque é o caminho de quem erra; O estreito, por outro lado, não é encontrado por todos, e quem o encontra nem sempre entra imediatamente. Muitos, de facto, embora tenham encontrado o caminho da verdade, retrocedem a meio caminho, prisioneiros das seduções do mundo (Jerônimo, Comentário ao Evangelho de Mateus).

Bom dia para você e sua família!