SANTO IRINEU

“UMA PROFUNDA COMPAIXÃO CURA FERIDAS, RESTAURA A DIGNIDADE E REINTEGRA A VIDA.”

LER

Mateus 8,1-4

MEDITAR

Jesus desceu do monte… um leproso chegou perto dele” (Mt 8,1-2).

Estamos diante doencontro transformador entre Jesus e um homem leproso. Sabemos que não é apenas um encontro que provoca milagre de cura física, mas na verdade uma lição profunda sobre compaixão, fé e a inclusão de alguém que está marginalizado e excluído da vida de comunidade. Jesus, em uma atitude de misericórdia, aproxima-se dele, toca-lhe e diz que ele fique curado. Assim, deveria e deverá ser nossos encontros enquanto família, no local de trabalho, na comunidade eclesial, locais de cura, transformação e inclusão.

REFLEXÃO

  1. Tenho facilidade de estender a mão àquelas pessoas sofridas e que precisam de acolhida?
  2. De que maneira minha fé me ajudar a ultrapassar limites e fazer o bem?

CONTEMPLAR

Faça uma oração com o refrão seguinte: Cura, senhor, onde dói Cura, senhor, bem aqui Cura, senhor, onde eu não posso ir”.

COMPROMISSO

Assim como Jesus tocou o leproso, assumo o compromisso de ser um instrumento de caridade, acolhimento e inclusão? Anote três atitudes para serem praticadas.

LEITURA ESPIRITUAL

Porque lhe tocou o Senhor, quando a Lei proibia que se tocasse nos leprosos? […] Tocou-lhe para dar uma prova de humildade, para nos ensinar a não desprezar ninguém, para que não odiemos ninguém em razão de eventuais feridas ou manchas do corpo. […] Consideremos agora, queridíssimos irmãos que não haja lepra de pecado na nossa alma, que não retenhamos em nós qualquer contaminação de culpa; e, se ativermos, adoremos imediatamente o Senhor e digamos-lhe: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me. (Orígenes, Homiliae in Matthaeum, 2,2-3).

Bom dia para você e sua família!