“CAMINHAR COM PRONTIDÃO E DECISÃO”
LER
Mateus 8,18-22
MEDITAR
“Segue-me” (Mateus 8,22).
Jesus nos faz tomar consciência de que optar pelo Reino de Deus é tomar uma decisão radical. É saber que escolhendo seguir seus ensinamentos, assumimos um compromisso que exige de nós tomar decisões concretas, percorrer um caminho e por Ele nos deixar ser conduzidos. Dessa forma, saibamos que não se trata de uma adesão a um projeto de vida superficial ou como dizemos popularmente, “ficar em cima do muro”, mas confiar na providência divina e nos entregar de maneira total e incondicional. Para duas atitudes requer de que O segue: querer seguir Jesus e se desapegar-se daquilo que é relativo.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual do Seminário de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)
REFLEXÃO
1. Para mim, o que significa “seguir” um ideal, e quais são as implicações para tal compromisso?
2. Como posso equilibrar minhas responsabilidades e compromissos diários com o chamado para uma missão em minha Igreja?
CONTEMPLAR
Faça um momento de meditação com o refrão: “Quem tem fé não treme. Não precipita nada, não é pessimista, não perde os nervos” (Papa João XXIII).
COMPROMISSO
Do que preciso desapegar para assumir meus compromissos de forma mais radical, na família, do trabalho, na escola, na Igreja? Escreva no seu diário espiritual.
LEITURA ESPIRITUAL
Para seguir Jesus, a Igreja é itinerante, age imediatamente, depressa, decidida. O valor destas condições postas por Jesus — itinerância, prontidão e decisão — não está numa série de “nãos” ditos a coisas boas e importantes da vida. Ao contrário, é preciso acentuar o objetivo principal: tornar-se discípulo de Cristo! Uma escolha livre e consciente, feita por amor, para retribuir a graça inestimável de Deus, e não feita como um modo para nos promovermos a nós mesmos. Isto é triste! Ai daqueles que pensam em seguir Jesus para se promover, ou seja, para fazer carreira, para se sentirem importantes ou conquistar um lugar de prestígio! Jesus quer que sejamos apaixonados por Ele e pelo Evangelho. Uma paixão do coração que se traduz em gestos concretos de proximidade, vizinhança aos irmãos mais necessitados de acolhimento e cuidados. Precisamente como Ele mesmo viveu! (Papa Francisco, Angelus, 30 de junho de 2019).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.