SANTA MARIA GORETI
“ABRIR-SE ÀS TRANSFORMAÇÕES QUE OS ENSINAMENTOS DE JESUS TRAZEM.”
LER
Mateus 9,14-17
MEDITAR
“Nem se põe vinho novo em odres velhos… vinho novo em odres novos” (Mt 9,17).
Hoje Jesus nos ensina que, precisamos ir sempre mais além, que a verdadeira espiritualidade não pode ser limitada por antigas tradições ou práticas rígidas, pois Sua mensagem e presença exigem uma nova maneira de entender e viver a fé, requer de nós uma flexibilidade e abertura para o novo, novas maneiras de evangelizar, de contemporizar o amor de Deus em nossa vida, a partir dos novos tempos. Hoje, a Igreja nos convida a rever nossa evangelização tomando o caminho da IVC, das novas comunidades, de novos grupos e por onde o Espírito vai soprando.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretos espiritual do Seminário de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).
REFLEXÂO
- Tenho facilidade de perceber quando é necessário mudar minha mentalidade diante dos desafios da sociedade atual?
- É melhor permanecer em antigas estruturas ou aberto(a) para mudanças profundas e transformações espirituais?
CONTEMPLAR
Faça um momento de meditação com o refrão: “Senhor, vós que perdoastes o vosso assassino, desejando-lhe o paraíso, interceda por nós junto com ao Pai, para que possamos dizer “sim” ao plano de Deus sobre nós” (Trecho da oração do Papa João Paulo II).
COMPROMISSO
O que preciso mudar diante das exigências do tempo atual? Escreva no seu diário espiritual*.
LEITURA ESPIRITUAL
O símbolo mais distintivo da espiritualidade Gorettiana é, certamente, o bom governo da casa […]. ensino é evidente: o caminho da santidade é possível fazê-lo em família, no atendimento humilde e pontual, no oração e respeito: um caminho para Deus encontrado em cotidiano. A “espiritualidade da casa” recorda a vida da santa família de Nazaré e Marietta torna-se a imagem desta mensagem para o nosso tempo.
Santo Maria Goretti nos deixa justamente como lembrança dela Três casas passaram pela terra. Em Corinaldo é a casa dele em Le Ferriere, a casa do martírio: dois lugares que falam por si mesmos e agora se tornaram centros de oração e meditação. Falta no A casa de Paliano está pronta. É o elo perdido nisso Tríade Gorettiana. Maria Goretti viveu três anos na casa de Paliano. Lá ele encontrou Alessandro Serenelli, seu futuro agressor, e os pais Passionistas, meritórios no reconhecimento do santidade de Maria (G. Alberti, Abaría Goretti, Roma 2000, p. 263).
*(para fazer seu diário espiritual entre em contato conosco)
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.