“ENFRENTEMOS AS PERSEGUIÇÕES E OS DESAFIOS COM HUMILDADE E CORAGEM.”

LER

Mateus 10,16-23

MEDITAR

“Quem perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 10,22)

Sem deixar de ver a realidade do mundo ao qual somos enviados, tenhamos duas atitudes importantes: a mansidão e a prudência. A realidade é que Jesus não nos promete uma vida fácil; pelo contrário, adverte-nos sobre as dificuldades e perseguições que enfrentarão. Jesus usa a imagem das ovelhas entre lobos, destacando a vulnerabilidade dos discípulos em um ambiente hostil. Entendamos que a não-violência e a prudência do evangelizador nunca são, no entanto, fraqueza, nem simplicidade nem, muito menos, masoquismo, mas trata-se de viver duas virtudes importantes e que nos associam à bondade e misericórdia divina.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretos espiritual do Seminário de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Como posso equilibrar a prudência e a simplicidade em minha vida cotidiana ao seguir os ensinamentos de Jesus?

2. Qual reflexão faço para os desafios de minha vida a partir do Evangelho de hoje?

CONTEMPLAR

Medite a frase de São Clemente I “Felizes de nós se cumprirmos os mandamentos do Senhor na concórdia da caridade”.

COMPROMISSO

De que forma posso agir com sabedoria e integridade diante dos desafios cotidianos. (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

O cristão no exercício da sua própria atividade laboral procurará por sempre ter a intenção de fazer tudo para a glória de Deus e para o bem maior do próximo: que muitas vezes serão comparados com os da comunidade ou da comunidade. O seu local de trabalho pode ajudá-lo e, acima de tudo, com o Senhor, através da escuta da Palavra e da oração, para que o trabalho seja o escopo de graça e santificação para si e para aqueles com quem se encontra e as contradições são superadas, os sofrimentos e a pobreza que pesam sobre a experiência do trabalho humano.

Esta espiritualidade do trabalho torna-se um modo concreto de doação, de agradecer a Deus por seus dons e viver do retorno de tudo dado a Ele que, gratuitamente, e Ele nos dá chamando-nos à vida e à fé.

Educar significa também dar gratuitamente aos outros o que nos foi dado gratuitamente: A educação é uma forma elevada de restituição dos bens recebidos, por isso, aa Igreja Sou chamado a ser uma comunidade educativa em gratidão a Deus, presenteador, e no compromisso prioritário de serviço às novas gerações (Carlo Maria Martini).

*(para fazer seu diário espiritual entre em contato conosco)

Bom dia para você e sua família!