VOCAÇÃO AO SACERDÓCIO

Jesus, conhecendo os corações, revela uma verdade profunda: não estão buscando-o pelos sinais, mas pelo pão material que receberam. Ele nos convida a olhar além das necessidades imediatas e efêmeras, a buscar algo mais profundo e eterno. Ele nos chama a trabalhar não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna. Esse alimento é Ele mesmo, o Pão da Vida.

  1. Iniciar com a saudação à Santíssima Trindade
  2. Ex 16,2-4.12-15 (fazer somente a leitura)
  3. Sl 77(78),3.4bc.23-24.25.54 (R. 24b): (fazer somente a leitura)
  4. Ef 4,17.20-24: (fazer somente a leitura)
  5. Momento de silêncio

LER O EVANGELHO  João 6,24-35

(ler o texto em voz alta e depois uma leitura silenciosa)

  1. Qual reflexão Jesus manifesta referente àqueles que o procura?
  2. O que compreendo quando Jesus afirma que devemos trabalhar não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna?
  3. Qual é a “obra de Deus” que Jesus nos pede para realizar?
  4. Qual a diferente entre o maná que os israelitas receberam no deserto e o Pão oferecido por Jesus?
  5. O que Jesus promete àqueles que vêm a Ele e crêem nEle?
  • QUAIS PALAVRAS E AÇÕES ME CHAMARAM ATENÇÃO NO TEXTO?

Momento de silêncio

Oração: Oração ao Espírito Santo… Vinde Espírito Santo, enchei…

MEDITAR

(O que texto diz para mim?)

a) A partir das Palavra de Jesus “Estais me procurando porque comestes pão e ficastes saciados”, qual é o verdadeiro propósito da nossa busca e desejo na vida?

d) De que forma posso encontrar satisfação duradoura que não seja somente satisfazer as necessidades materiais?

e) O que significa realmente acreditar em Jesus como o “Pão da Vida”?

ORAÇÃO

Escolha um momento e faça sua oração pelas vocações Sacerdotais.

CONTEMPLAÇÃO (momento de refletir em silêncio).

“Sua carne imolada por nós é o alimento que nos fortalece. Seu sangue, por nós derramado, é a bebiba que nos purifica” (Prefácio da Ss. Eucaristia I).

COMPROMISSO

Como posso pôr um equilíbrio entre minhas necessidades materiais e espirituais? (escreva no seu diário espiritual).

  • Pai-Nosso, Ave-Maria
  • Benção
  • Canto final ou refrão meditativo.
  • Oração: Ó Deus, que a comunhão nesta Eucaristia renove a nossa vida para que, participando da paixão de Cristo neste mistério e anunciando a sua morte, sejamos herdeiros da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor.”

LEITURA ESPIRITUAL

 A Eucaristia é o sacramento da presença de Cristo que se dá a nós porque nos ama. Ele ama a cada um de nós, de maneira pessoal e única, na vida concreta de cada dia: na família, com os amigos, no estudo e no trabalho, no repouso e na diversão. Ama-nos quando enche de frescor as jornadas da nossa existência, e quando permite, na hora da dor, que a prova se abata sobre nós: de facto, mesmo no meio das provas mais duras, Ele faz-nos ouvir a sua voz.

Sim, queridos amigos, Cristo ama-nos, sempre nos ama! Ama-nos mesmo quando O desiludimos, quando não correspondemos às suas expectativas a nosso respeito. Jamais nos fecha os braços da sua misericórdia. Como podemos não ser gratos a este Deus que nos redimiu, deixando-Se ir até à loucura da Cruz? A este Deus que Se colocou da nossa parte e aqui ficou até ao fim?

5. Celebrar a Eucaristia, «comendo a sua carne e bebendo o seu sangue», significa aceitar a lógica da cruz e do serviço, isto é, significa testemunhar a própria disponibilidade para se sacrificar pelos outros, como Ele fez.

De um testemunho assim, tem extrema necessidade a nossa sociedade; dele têm necessidade hoje mais do que nunca os jovens, frequentemente tentados pelas miragens duma vida fácil e cómoda, pela droga e pelo hedonismo, acabando depois nas malhas do desespero, da falta de sentido, da violência. É urgente mudar de direcção tomando o rumo de Cristo, que é também o rumo da justiça, da solidariedade, do empenho por uma sociedade e um futuro dignos do homem.

Esta é a nossa Eucaristia, esta é a resposta que Cristo espera de nós, de vós, jovens, na conclusão deste vosso Jubileu. Jesus não gosta de meias medidas e não hesita a instar-nos com a pergunta: «Também vós quereis retirar-vos?» Com Pedro, diante de Cristo, Pão de vida, também nós hoje queremos repetir: «Senhor, para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de vida eterna» ( Jo 6, 68)..

Papa João Paulo II, Homilia de 20 de agosto de 2000).

Organização:

Pe. William Santos Vasconcelos

Canal Whatzapp: (86) 98109-2883