SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

SEGUIR OS ENSINAMENTOS DE JESUS, PARA ALCANÇAR O REINO DOS CÉUS.”

LER

Mateus 13,47-53

MEDITAR

“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.” (Mt 13,47)

A palavras de Jesus, por meio de parábolas, são bem precisas e educativas. Entendemos, no Evangelho de hoje, que, assim como na rede encontram peixes bons e maus, também na comunidade há aqueles que acolhem e vivem como seus discípulos, mas também aqueles que se distanciam das palavras que orientam a vida. Deus é paciente conosco bem como precisamos ser pacientes com a conversão dos irmãos e irmãs. Deixemos que o tempo vai revelando a realidade de cada pessoa e podemos perceber se elas estão associadas aos desejos e anseios do que é proveitoso para a vida ou não.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual do Seminário Sagrado Coração de Jesus)

REFLEXÃO

1. O que a parábola diz para mim quanto a paciência com as pessoas?

2. Consigo refletir em relação as minhas atitudes a partir do texto do Evangelho?

CONTEMPLAR

Reflita o pensamento de São Paulo. Alfonso: “Poucos refletem que aoração é necessária também para se conseguir a salvação”.

COMPROMISSO

Quais atitudes preciso tomar para alcançar aos valores do Reino dos Céus. (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Este é, portanto, o objetivo para o qual nossos desejos devem tender, nossos suspiros, todos os pensamentos e todos os nossos Esperanças: Ir desfrutar de Deus no paraíso para amá-lo com todas as forças e desfrute da alegria de Deus. Eles gostam, em um bom momento os abençoados naquele reino de deleitações, mas sua principal alegria, que absorve todas as outros defeitos, será conhecer a felicidade infinita de que vos regozijai com o seu amado Senhor, enquanto amam a Deus imensamente mais do que eles mesmos. Todo abençoado, em virtude do amor que tem por Deus, ele continuaria a contente, mesmo que perdesse todos os seus prazeres, e sofreria toda tristeza desde que ele não falhasse com Deus, se pudesse faltando uma pequena parte da felicidade que ele desfruta. Por isto é, em ver que Deus é infinitamente feliz e que essa felicidade Ele nunca pode perder, este é o seu paraíso. Assim entendemos o que o Senhor diz a cada alma quando Ele lhe dá posse da glória: “Participe da alegria do teu senhor» (Mt 25,21).

Não Já é a alegria que entra no bem-aventurado, mas no abençoado entra na alegria de Deus, enquanto a alegria de Deus é o objeto da alegria dos bem-aventurados. Então o bem de Deus será o bem dos bem-aventurados, as riquezas de Deus serão as bem-aventurados e a felicidade de Deus serão a felicidade dos bem-aventurados (Alfonso Maria de Ligório, Prática do amor a Jesus Cristo).

*(para fazer seu diário espiritual entre em contato conosco)

Bom dia para você e sua família!