“UM OLHAR QUE CURA”

LER

Mateus 14,13-21

MEDITAR

“Encheu-se de compaixão por eles.” (Mt 14,14)

No Evangelho desta segunda-feira, encontramos um sentimento – a compaixão – e duas ações de Cristo – a cura dos doentes e a multiplicação do alimento. Em tudo, transparece o amor de Deus, que se interessa por nós e por nossas necessidades. Os sinais da cura e dos pães apontam para dois sacramentos instituídos por Jesus: a unção dos enfermos e a eucaristia. O primeiro é nosso consolo, presença de Deus nos sofrimentos da nossa vida; o segundo é nosso alimento e nossa força. Recebemos esses grandes dons de Deus através das mãos ungidas dos padres: uma bela motivação para rezarmos ainda mais pelas vocações sacerdotais nesta semana que é dedicada a elas.

(João Vitor Piancó – Seminarista do 2º de teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

REFLEXÃO

1. Sou sensível às necessidades das pessoas que convivem comigo?

2. Como é a minha relação com Jesus eucarístico?

CONTEMPLAR

Refaça na sua imaginação a cena do Evangelho que leu, colocando-se no meio da multidão.

COMPROMISSO

Comprometa-se a praticar, na primeira oportunidade, a obra de misericórdia de dar de comer a quem tem fome. (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Neste acontecimento podemos ler três mensagens. A primeira é a compaixão. Compaixão — aquilo que Jesus sente — não é simplesmente sentir piedade; é algo mais! Significa “com-padecer-se”, ou seja, identificar-se com o sofrimento alheio, a ponto de o carregar sobre si. A segunda mensagem é a partilha. Jesus raciocina em conformidade com a lógica de Deus, que é a da partilha. Quantas vezes nos voltamos para o outro lado, para não ver os irmãos necessitados! E este olhar para o outro lado é um modo educado, com luvas brancas, de dizer: “Arranjai-vos sozinhos!”. E isto não é de Jesus: isto é egoísmo. E a terceira mensagem: o prodígio dos pães prenuncia a Eucaristia. Vê-se isto no gesto de Jesus, que “abençoou” antes de partir os pães e de os distribuir à multidão. É o mesmo que fará Jesus na última Ceia. Na Eucaristia, Jesus não oferece um pão, mas o pão de vida eterna, doa-se a si mesmo, oferecendo-se ao Pai por amor a nós. Contudo, nós devemos frequentar a Eucaristia com os sentimentos de Jesus, ou seja, com a compaixão e com a vontade de compartilhar. Quem se aproxima da Eucaristia sem ter compaixão pelos necessitados e sem compartilhar, não se sente bem com Jesus.

(Papa Francisco, Ângelus de 03.08.14, adaptado)

*(para fazer seu diário espiritual entre em contato conosco)

Bom dia para você e sua família!