FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

“TRANSFORME SUA VIDA.”

LER

Marcos 9,2-10

MEDITAR

“Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!.” (Mc 9,7)

A reflexão do Evangelho da festa de hoje, nos convida a contemplar a Transfiguração de Jesus, um evento significativo que revela a sua divindade e o cumprimento das promessas de Deus. Jesus manifesta a seus discípulos o mistério visto no monte Tabor, “deu-lhes ver maravilhosamente a divina manifestação da imagem prefigurada do reino dos céus”. A Transfiguração também nos convida a abrir os olhos do coração para o mistério da luz de Deus, presente em toda a história da salvação. Desde o início da criação, Deus disse: “Faça-se a luz!” (Gn 1,3), separando a luz das trevas. Essa luz é um reflexo da glória divina e acompanha as manifestações de Deus. A transfiguração nos faz um convite de seguimento a Cristo Jesus, a reconhecer sua autoridade e seu amor por nós a cada passo de nossa vida. Peçamos a graça de estar sempre com Jesus, de escutar a voz de divina em nossos corações, “onde com Cristo estão os tesouros e se acumulam os bens eternos” para nossa salvação. Graça e Paz!

(José de Jesus – Seminarista do 2º de teologia / Diocese de Floriano-PI)

REFLEXÃO

  1. Como posso descobrir e viver minha verdadeira identidade à luz da Transfiguração de Jesus?
  2. De que maneira estou escutando a voz de Deus em minha vida cotidiana e permitindo que ela me transforme?

CONTEMPLAR

“Desce para sofrer na terra, para servir na terra, para ser desprezado, crucificado na terra (Santo Agostinho, Sermones 76,6).

COMPROMISSO

Comprometo-me a buscar diariamente minha verdadeira identidade em Deus e a escutar Sua voz em todas as minhas ações, permitindo que Ele transforme minha vida para refletir Sua glória. (Escreva no seu diário espiritual)

LEITURA ESPIRITUAL

Jesus manifestou este mistério aos discípulos no monte Tabor. Com efeito, depois de lhes ter falado, quando andava com eles, acerca do reino e da sua segunda vinda em glória, para que se convencessem firmemente no íntimo do seu coração, já que talvez não estivessem ainda bastante convencidos do que Ele anunciava acerca do reino, e também para que, observando o presente, acreditassem no futuro, realizou aquela admirável manifestação divina no monte Tabor, como uma imagem prefigurativa do reino dos Céus. Foi como se lhes dissesse: «Para que o tempo de espera não enfraqueça a vossa fé, desde já, no tempo presente, em verdade vos digo: estão aqui alguns presentes que não hão-de morrer sem terem visto o Filho do homem, vindo na glória de seu Pai». […]

Estas são as maravilhas da presente solenidade, este é o mistério da salvação que no monte se realizou para nós; porque ao mesmo tempo nos reúne, agora, a morte e a glorificação de Cristo. Por isso, para penetrarmos na intimidade destes inefáveis e sagrados mistérios juntamente com os eleitos, entre os discípulos inspirados por Deus, ouçamos a voz divina e sagrada que, lá do alto, do cimo do monte, instantemente nos chama.     Apressemo-nos a ir para lá. Ou melhor – digo-o sem hesitar – vamos com Jesus que, lá nos Céus, é o nosso guia e precursor; com Ele brilharemos com olhos espirituais, seremos renovados, por assim dizer, com novas feições da nossa alma e configurados à sua imagem, e seremos continuamente transfigurados à sua semelhança como participantes da sua natureza divina e herdeiros dos bens celestes. 

(Do Sermão de Anastásio Sinaíta, bispo, no dia da Transfiguração do Senhor)

*(para fazer seu diário espiritual entre em contato conosco)

Bom dia para você e sua família!