VOCAÇÃO MATRIMONIAL – SEMANA DA FAMÍLIA – DIA DOS PAIS
- Iniciar com a saudação à Santíssima Trindade
- 1Rs 19,4-8(fazer somente a leitura)
- Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a): (fazer somente a leitura)
- Ef 4,30-5,2: (fazer somente a leitura)
- Momento de silêncio
LER O EVANGELHO João 6,41-51
(ler o texto em voz alta e depois uma leitura silenciosa)
- Qual a murmuração e a argumentação dos Judeus quando Jesus inicia a falar que Ele é o Pão da vida?
- Em resposta aos judeus, Jesus responde dizendo…
- O que acontece com todo aquele(a) que escuta o Pai?
- Qual a verdade proferida por Jesus relacionada à vida eterna?
- Como você entende o versículo 51?
- QUAIS PALAVRAS E AÇÕES ME CHAMARAM ATENÇÃO NO TEXTO?
Momento de silêncio
Oração: feche os olhos, silencie, respire e faça a Oração ao Espírito Santo… Vinde Espírito Santo, enchei…
MEDITAR
(O que texto diz para mim?)
- Qual o impacto a expressão de Jesus: “Eu sou o pão da vida” que desceu do céu?
- De que forma as palavras de Jesus no Evangelho de hoje pode ser uma base fortalecedora para minha espiritualidade?
- De que maneira a participação na Eucaristia pode transformar minha vida e a minha relação com Deus e com as pessoas que fazem parte de minha vida?
REFLEXÃO
Somos convidados a refletir sobre a imensidão do amor de Deus por nós, um amor que transcende a nossa compreensão. Deus nos deu Seu próprio Filho como alimento espiritual, um gesto que nos permite alcançar a vida eterna. A Eucaristia é um convite constante para uma união vivencial com Cristo, permitindo que Ele transforme nossas vidas de maneira profunda e significativa. Que o Pão Eucarístico seja o sustento que nos leva a uma comunhão verdadeira e íntima com Cristo, fortalecendo nossos laços fraternos através da solidariedade e da partilha, e proporcionando um sentido maior à nossa vida.
ORAÇÃO
Escolha um momento e faça sua oração pelos casais e pelas famílias.
CONTEMPLAÇÃO (momento de refletir em silêncio).
As 6 promessas que alicerçam um matrimônio:
- Eu vou “amar e cuidar” de você, vou ficar ao seu lado “nos maus e bons momentos”. (2) Eu vou estar aqui para você “na saúde e na doença”. (3) Eu estarei ao seu lado “na riqueza e na pobreza”. (4) O meu compromisso significa que estou “abandonando todos os outros”. (5) Eu estarei ao seu lado “até que a morte nos separe”
COMPROMISSO
“Comprometo-me que ao participar da Eucaristia, farei uma reflexão do mistério celebrado de forma que transforme minha vida e minha fé.”? (escreva no seu diário espiritual).
- Pai-Nosso, Ave-Maria
- Benção
- Canto final ou refrão meditativo.
- Oração: “ Senhor Deus, Pai de todos nós, derramai, pelo Vosso Espírito de amor, todas as bênçãos necessárias para a nossa família aqui reunida, para que cada um de nós cumpra a sua missão, seguindo o Vosso plano de amor para o bem de todos. Amém.”
LEITURA ESPIRITUAL
No horizonte do amor, essencial na experiência cristã do matrimônio e da família, destaca-se ainda outra virtude, um pouco ignorada nestes tempos de relações frenéticas e superficiais: a ternura. Detenhamo-nos no terno e denso Salmo 131, onde – como se observa, aliás, noutros textos (cf. Ex 4, 22; Is 49, 15; Sl 27/26, 10) – a união entre o fiel e o seu Senhor é expressa com traços de amor paterno e materno. Lá aparece a intimidade delicada e carinhosa entre a mãe e o seu bebé, um recém-nascido que dorme nos braços de sua mãe depois de ter sido amamentado. Como indica a palavra hebraica gamùl, trata-se dum menino que acaba de mamar e se agarra conscientemente à mãe que o leva ao colo. É, pois, uma intimidade consciente, e não meramente biológica. Por isso canta o Salmista: «Estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe» (Sl 131/130, 2). Paralelamente, podemos ver outra cena na qual o profeta Oseias coloca na boca de Deus, visto como pai, estas palavras comoventes: «Quando Israel era ainda menino, Eu amei-o (…), Eu ensinava Efraim a andar, trazia-o nos meus braços (…). Segurava-o com laços de ternura, com laços de amor, fui para ele como os que levantam uma criancinha contra o seu rosto; inclinei-me para ele para lhe dar de comer» (Os 11, 1.3-4).
Com este olhar feito de fé e amor, de graça e compromisso, de família humana e Trindade divina, contemplamos a família que a Palavra de Deus confia nas mãos do marido, da esposa e dos filhos, para que formem uma comunhão de pessoas que seja imagem da união entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Por sua vez, a atividade geradora e educativa é um reflexo da obra criadora do Pai. A família é chamada a compartilhara oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito.
(Papa Francisco, Amoris lætitia, 28 e 29).
Organização:
Pe. William Santos Vasconcelos
Canal Whatzapp: (86) 98109-2883
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.