“SEMPRE OUSAR DAR MAIS PASSOS.”
LER
Lucas 5,1-11
MEDITAR
“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4).
Jesus nos lança o desafio de sempre ir mais além. Daí a importância de confiar nEle e obedecer, mesmo quando nossa própria lógica ou experiência dizem o contrário. Somos convidados a “ir ao largo” — a sair de nossa zona de conforto espiritual, a aprofundar nosso relacionamento com Cristo e a confiar que Ele nos guiará para onde devemos estar. Mesmo quando os resultados parecem não vir de imediato ou da maneira como queremos, devemos continuar confiando em Sua Palavra e ousarmos a dar um passo mais além.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual no Seminário de Teologia).
REFLEXÃO
- Até que ponto as palavras de Jesus podem abrir novas possibilidades e transformar meu caminho?
- Como posso dar um novo significado às minhas atividades cotidianas e meu impacto na vida dos outros?
CONTEMPLAR
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis).
COMPROMISSO
Busco viver com propósito e confiança, ajudando a transformar o mundo ao meu redor com ações que promovam o bem e o cuidado pelo próximo? (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
«Spes non confundit – a esperança não engana» (Rm 5,5). Sob o sinal da esperança, o apóstolo Paulo infunde coragem à comunidade cristã de Roma. A esperança é também a mensagem central do próximo Jubileu, que, segundo uma antiga tradição, o Papa proclama de vinte e cinco em vinte e cinco anos. Penso em todos os peregrinos de esperança, que chegarão a Roma para viver o Ano Santo e em quantos, não podendo vir à Cidade dos apóstolos Pedro e Paulo, vão celebrá-lo nas Igrejas particulares. Possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, «porta» de salvação (Jo 10,7.9); com Ele, que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda a parte e a todos, como sendo a «nossa esperança» (1Tm 1,1).
Todos esperam. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expetativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã. Porém, esta imprevisibilidade do futuro faz surgir sentimentos por vezes contrapostos: desde a confiança ao medo, da serenidade ao desânimo, da certeza à dúvida. Muitas vezes encontramos pessoas desanimadas que olham, com ceticismo e pessimismo, para o futuro como se nada lhes pudesse proporcionar felicidade. Que o Jubileu seja, para todos, ocasião de reanimar a esperança! A Palavra de Deus ajuda-nos a encontrar as razões para isso. Deixemo-nos guiar pelo que o apóstolo Paulo escreve precisamente aos cristãos de Roma. (Papa Francisco, Spes non confundit, Bula de proclamação do jubileu ordinário do ano 2025).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.