“AGIR COM AMOR PARA TRANSFORMAR A DOR EM CURA”

LER

Marcos 7,31-37

MEDITAR

“Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar” (Lc 7,37).

No evangelho deste Domingo, Jesus opera milagre na vida de um surdo o qual o evangelista Marcos não apresenta o seu nome apenas o que se passava com ele. E ao operar este milagre tudo se resolve ele volta a falar a ouvir e louvar a Deus. A promessa feita pelo profeta se cumpre: “Os surdos ouvem; os mudos falam; os pobres são evangelizados”.

Em nossa sociedade encontramos muitas pessoas a nossa volta que veem, mas não enxergam, ou até mesmo veem, mas não escutam, e que falam, mas não sabem o que dizem. É por conta dessa incapacidade que muitas pessoas sofrem com a guerras, desentendimentos. Pois não sabem falar a mesma linguagem a do amor. Podemos nos colocar aqui no lugar deste surdo que no texto sagrado não tem nome e muitas das vezes é cada um de nós.

Vejamos que o senhor não faz distinção de pessoa e da mesma forma deveríamos ser todos os cristãos. E em todos os momentos de nossa existência saber acolher e sempre usar da mesma linguagem a do amor e da paz.

(Tárcio de Araújo Macedo – seminarista do 3º de Teologia / Diocese de Campo Maior-PI).

REFLEXÃO

  1. Como a fé pode nos abrir para novas experiências de cura e transformação, mesmo em nossas limitações físicas e espirituais?
  2. De que forma o milagre narrado neste texto reforça a minha fé?

CONTEMPLAR

“Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”  (Santa Teresa de Calcutá).

COMPROMISSO

Como posso ter mais compreensão e apoio, assim como Jesus fez com o surdo-mudo, ajudando as pessoas a encontrar sua voz e seu lugar no mundo? (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

O surdo-mudo que foi maravilhosamente curado pelo Senhor simboliza todos aqueles homens que, pela graça divina, merecem ser libertados do pecado causado pelo engano do diabo. Na verdade, o homem tornou-se surdo para ouvir a Palavra da vida depois disso, cheio de orgulho, ele ouviu as palavras mortais da serpente dirigidas contra Deus; virado mudo para o canto dos louvores do Criador desde o Ele foi rápido em falar com o sedutor.

Uma vez que o surdo-mudo não conseguia reconhecer nem orar ao Salvador, seus amigos o levaram ao Senhor e imploraram a Ele por sua salvação. É assim que devemos nos comportar na cura espiritual: se alguém não pode ser convertido pela obra dos homens para escuta e a profissão da verdade, para que seja na presença da piedade divina e pedir a ajuda da mão divina para salvá-lo. (Beda, o Venerável).

Bom domingo para você e sua família!