SÃO MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA

“VEM E SEGUE-ME.”

LER

Mateus 9,9-13

MEDITAR

“De fato, não vim chamar justos, mas pecadores” (Mt 9,13)

Hoje, celebramos a Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista. No evangelho, encontramos o relato do chamado de Mateus. Dois verbos, presentes no evangelho, nos ajudam a rezar a liturgia deste dia: o LEVANTAR, disposição de Mateus quando ouve o chamado de Jesus e o RECLINAR, atitude de Jesus que reclina à mesa dos publicanos e pecadores. Isso nos ajuda a entender que o chamado a conversão é sempre uma atitude do Senhor, mas a atitude de “levantar” para uma nova vida é sempre nossa. Segundo o evangelho, depois que Mateus se levantou, Jesus adentra na sua intimidade, partilhando a refeição (para os judeus essa era um dos gestos mais íntimos que se poderia ter com alguém, significava não somente partilhar do alimento, mas da vida do outro). Jesus reclina na nossa intimidade mais obscura, e ele não espera que estejamos limpos para isso, Jesus não se suja com o nosso pecado, pois é justamente os pecadores que ele vem chamar para “LEVANTAR”. O evangelho deixa claro que aquelas pessoas não eram “ex” publicanos ou “ex” pecadores, eles eram realmente pecadores.

Portanto, não devemos esperar estarmos prontos ou limpos para abrir nosso coração para Cristo, ele nos chama a partir das nossas realidades.

(Edmundo Araújo da Silva – Seminarista do 4º ano de Teologia/ Diocese de Parnaíba-PI)

REFLEXÃO

  1. O que este chamado de Jesus a Mateus significa para mim hoje?
  2. Como a resposta de Jesus aos fariseus me desafia a praticar misericórdia em vez de julgamentos?

CONTEMPLAR

Assim como as mulheres que acompanharam Jesus com dedicação e amor, eu também possa servir entre em um momento de silêncio, contemplando a presença de Deus. Permita que o texto ressoe no seu coração.

COMPROMISSO

Posso ser mais misericordioso(a) no meu relacionamento com os outros?.

LEITURA ESPIRITUAL

Obrigado Senhor, pela grande compaixão que você mostrou a si mesmo, dignou-se a dispensar nossa redenção, e eu te imploro: para que sejamos verdadeiramente eternos participantes desta redenção e salvação eterna que está em você. Quem, ao ouvir o apóstolo dizer: “Este A palavra é verdadeira: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar pecadores”, ele não pronunciará o mesmo Um louvor e uma oração não dirão: “Um tu, Senhor, louvor, ação de graças a ti, pois em sua grande misericórdia você busca a vida e não a morte do pecador. Dignai-vos, Senhor, conceder-nos a vossa justificação para os nossos pecados e salva-nos com a salvação eterna”?

Quando ouvimos, portanto, as palavras de Cristo com as quais estamos referem-se ou prometem seus benefícios, devemos abundar, pois O apóstolo ensina, em ação de graças a ele. Agora, o espírito daquele que ama e está cheio desejo, uma vez que o Dia de Ação de Graças tenha sido feito, ele deve adicione oração para ser digno de suas promessas (João, o Cartuxo).

Bom dia para você e sua família!