“SERVIR COM HUMILDADE.”

LER

Marcos 9,30-37

MEDITAR

“Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”(Mc 9,35)

Após anunciar pela segunda vez a paixão, Jesus se depara com uma situação triste em relação aos seus discípulos: estavam discutindo pelo caminho sobre qual era o maior. Jesus, sabendo sobre tudo o que se passa no coração humano, exorta-os a não buscarem o poder e o prestígio, mas entender que a verdadeira grandeza está no serviço. Jesus não os chamou para serem grandes e “importantes”, os escolheu para servir. Os discípulos, após serem questionados, não se atreveram a responder Jesus, sinal de que se envergonharam por causa da discussão que tiveram. Isso também deve nos envergonhar! A exortação de Jesus feita aos seus discípulos é uma exortação também a nós, um repúdio àqueles que optam por o caminho do carreirismo e do prestígio. Peçamos ao Senhor que nos dê um coração disposto ao serviço e que coloquemos os nossos dons mais preciosos em benefício do Reino de Deus.

(Maurício Souza dos Santos/1° ano de Teologia – Diocese de Bom Jesus do Gurguéia -PI).

REFLEXÃO

  1. Qual é a “criança” que Deus me chama a acolher?
  2. Como posso servir mais e buscar menos a minha própria grandeza?

CONTEMPLAR

Visualize-se acolhendo os outros como Jesus acolheu a criança, reconhecendo o valor de cada pessoa diante de Deus. Deixe que o sentimento de paz e serviço humilde tome conta de você.

COMPROMISSO

Como posso praticar a humildade e o serviço no meu cotidiano, acolhendo com respeito e atenção as pessoas que estão ao meu redor?

LEITURA ESPIRITUAL

Uma regra fundamental de toda a vida comunitária será proibir o indivíduo de falar do irmão quando ele está ausente. Não permitido Fale pelas nossas costas, mesmo quando nossas palavras podem ter o aspecto da benevolência e da ajuda, porque, disfarçado dessa forma, O espírito de ódio sempre se infiltrará novamente o irmão com a intenção de fazer o mal. Ali onde esta disciplina da língua é mantida desde o início, Cada membro fará uma descoberta incomparável: ele deixará de observar o outro continuamente, julgá-lo, condená-lo, atribuir-lhe a posição exata onde ele está pode dominá-lo e, assim, fazer-lhe violência. Seu olhar era se alargará e, ao olhar para os irmãos, Espantado, reconhecerá pela primeira vez a glória e a grandeza de Deus Criador. Deus cria o outro à imagem e semelhança do seu Filho, do Crucificado: pareceu-me também Esta imagem, indigna de Deus, é estranha diante do teria entendido (D. Bonhoeffer, La vita comune, Brescia ‘1981).

Bom domingo para você e sua família!

Conteúdo completo no link abaixo: