SÃO JERÔNIMO

“ACOLHER COM HUMILDADE E SIMPLICIDADE”

LER

Lucas 9,46-50

Quem for o mais pequeno entre vós, esse será o maior” (Lc 9,48).

No Evangelho de hoje, Jesus nos revela a novidade do projeto de Deus: é um mundo de justiça, de vida plena para todos, abolindo os privilégios daqueles que concentram poder a partir da acumulação de riquezas ou do prestígio religioso. Percebe-se, nos Evangelhos, que os discípulos vindos do judaísmo sempre tiveram dificuldades em compreendê-lo. Estavam tomados pela ideologia messiânica nacionalista. Como Jesus falou para eles sobre a fragilidade de sua condição humana, vulnerável ao sofrimento e à morte, aludindo ao fim que pressentia acontecer em Jerusalém e os discípulos não entenderam e logo em seguida, passam a discutir quem seria o maior, pensando que Jesus estaria na iminência de conquistar o poder, assim também Ele quer falar para nós. Jesus nos apresenta como exemplo e, sobretudo, condição para sermos os maiores no Seu Reino o olhar puro e simples de uma criança. A criança como símbolo e modelo de humildade do Reino dos Céus. Somos chamados a viver dedicados ao serviço, sem pretensões ao poder e a privilégios.

(Miguel Wanderson, Seminarista do 4º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

MEDITAR

1. O que significa ser o “menor” no Reino de Deus?

2. Como posso ser mais acolhedor e humilde em minhas relações?

CONTEMPLAR

Permita-se sentir a paz de estar na presença de Deus, sabendo que Ele te chama a viver de maneira diferente.

COMPROMISSO

Veja se há alguém em sua vida que você possa servir ou uma situação em que você possa abrir mão de ser o maior, escolhendo ser o menor para o bem dos outros. (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Quando o físico do homem é testado pelo sofrimento, ressente-se de seu espírito. Por muitos anos eu tenho sido eles atormentam dores viscerais frequentes; estou implacavelmente afligido por uma fraqueza grave do estômago, enquanto febre, embora seja leve, nunca me deixa. Nessas condições, meditar sobre o que que a Escritura diz: “O Senhor corrige aqueles que amor” (Hb 12,6), quando me sinto mais deprimido Por causa da gravidade dos males presentes, tanto mal me faz respirar a esperança de bens futuros. Talvez seja um desígnio da providência divina que eu – ferido pelo mal – comento a história de Job, ferido pelo mal. O teste me ajuda a entender melhor o estado de espírito de um homem tão duramente testado.

No entanto, também é claro que o sofrimento O físico torna muito difícil para mim aplicar para trabalhar. Quando as forças físicas dificilmente permitem o uso da palavra, o espírito não está em boas condições para expressar adequadamente o que sente. O que é, em A função do corpo, mas a de ser um instrumento da alma? Um músico, mesmo que seja um artista talentoso, não ele pode expressar sua arte se não tiver um instrumento adequado. A melodia tocada por uma mão experiente não pode ser fielmente emitida por um instrumento desafinado, nem o Blow consegue produzir uma harmonia musical se o tubo rachado emite sons estridentes (Gregório, o Grande, Tratados Comentários morais sobre o livro de Jó, “Carta a Leandro“, 5).

Bom dia para você e sua família!