“DESAPEGAR-SE É O PRIMEIRO PASSO PARA ENCONTRAR O VERDADEIRO TESOURO ESPIRITUAL”
LER
Marcos 10,17-30
“Fazei o que ele vos disser.” (Jo 2,5).
O Evangelho de hoje é um convite para todos nós refletirmos sobre nossas prioridades e a forma como seguimos Jesus.
Jesus nos chama a confiar plenamente em Deus, desapegar-nos de nossas seguranças e encontrar nossa verdadeira riqueza n’Ele. O seguimento de Cristo é exigente e requer radicalidade, mas a promessa é clara: quem deixa tudo por Ele, encontra a verdadeira vida, aqui e na eternidade
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual)
MEDITAR
1. O que nos impede de seguir Jesus mais de perto?
2. O que estou disposto(a) a deixar para ganhar o Reino de Deus??
CONTEMPLAR
Permita que o amor de Jesus te inunde e te dê a paz para seguir em frente, desapegado e confiante.
COPROMISSO
Qual missão posso abraçar plenamente no compromisso com o Evangelho. (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Mas interroguemo-nos: como é possível unir-nos a este testemunho, como pode chegar até nós o que os Apóstolos viveram com Jesus, aquilo que dele ouviram? Eis o segundo significado do termo «apostolicidade. O Catecismo da Igreja Católica afirma que a Igreja é apostólica, porque «guarda e transmite, com a ajuda do Espírito Santo que nela habita, a doutrina, o bom depósito, as sãs palavras recebidas dos Apóstolos» (n. 857). A Igreja conserva ao longo dos séculos este tesouro inestimável que é a Sagrada Escritura, a doutrina, os Sacramentos, o ministério dos Pastores, de tal modo que podemos ser fiéis a Cristo e participar na sua própria vida. É como um rio que corre na história, se desenvolve e irriga, mas a água que escorre é sempre aquela que brota da nascente, e a fonte é o próprio Cristo: Ele é o Ressuscitado, Ele é o Vivente e as suas palavras não passam, porque Ele mesmo não passa, Ele está vivo, hoje Ele está presente aqui no meio de nós, Ele ouve-nos, nós falamos com Ele e Ele escuta-nos, está no nosso coração. Hoje Jesus está connosco! Esta é a beleza da Igreja: a presença de Jesus no meio de nós. Nunca pensamos como é importante este dom que Cristo nos concedeu, na dádiva da Igreja, onde o podemos encontrar? Pensamos porventura que é precisamente a Igreja no seu caminho ao longo destes séculos — não obstante as dificuldades, os problemas, as debilidades, os nossos pecados — que nos transmite a mensagem autêntica de Cristo? Que ela nos confere a certeza de que aquilo em que cremos é realmente o que Cristo nos comunicou?
3. O último pensamento: a Igreja é apostólica, porque é enviada a anunciar o Evangelho ao mundo inteiro. Continua no caminho da história a mesma missão que Jesus confiou aos Apóstolos: «Ide, pois, e ensinai todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo quanto vos tenho mandado. Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo» (Mt 28, 19-20). Foi isto que Jesus pediu que fizéssemos! Insisto sobre este aspecto da missionariedade, porque Cristo convida todos a «ir» ao encontro dos outros, envia-nos, pede que nos movamos para anunciar a alegria do Evangelho! Mais uma vez, perguntemo-nos: somos missionários com a nossa palavra, mas sobretudo com a nossa vida cristã, com o nosso testemunho? Ou somos cristãos fechados no nosso coração e nas nossas igrejas, cristãos de sacristia? Cristãos apenas com palavras, mas que vivem como pagãos? Devemos fazer estas perguntas, que não constituem uma repreensão. Também eu o digo a mim mesmo: como sou cristão, verdadeiramente com o testemunho?
(Papa Francisco, Audiência, 16/10/2013).
Bom domingo para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.