“MUDAR DE MENTALIDADE E SER PROATIVO”

LER

Lucas 13,1-9

“Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo” (Lc 13,3).

Muitas das vezes temos um olhar supersticioso dos acontecimentos em nossa vida. No Evangelho de hoje, Jesus nos faz entender que nossas escolhas trazem consequências e nos desafia a não só reconhecer nossos erros e fraquezas, mas a tomar atitudes concretas para transformar nossas vidas e produzir frutos que testemunhem a nossa fé. É um convite a aproveitarmos a misericórdia de Deus para sermos melhores, cultivando o amor, a compaixão, a paciência e o perdão, pois, ao final, Ele deseja que todos nós floresçamos e sejamos vida em abundância.

(Pe William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).

MEDITAR

1. Tenho tendência para refletir os acontecimentos em minha vida de maneira supersticiosa?

 2. Onde tenho sido estéril, sem dar frutos?

CONTEMPLAR

No silêncio, permirtir que a imagem da figueira cuidada pelo viticultor simbolize nossa própria vida, que está nas mãos de um Deus que cuida, ama e espera pacientemente pelos frutos.

COMPROMISSO

Em vez de apenas pensar em arrependimento, como posso ser proativo em transformar minha vida.(Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Maria ia refletindo em tudo quanto tinha conhecido, através do que lia, ouvia e via; deste modo, progredia de modo admirável na fé, na sabedoria e em méritos, e inflamava-se cada vez mais a sua alma no fogo da caridade. O conhecimento sempre mais profundo dos mistérios celestes enchia-a de alegria, fazia-lhe sentir a fecundidade do Espírito, atraía-a para Deus e confirmava-a na sua humildade. Tais são os efeitos da graça divina: eleva do mais humilde ao mais excelso e vai transformando a alma de claridade em claridade. Feliz o coração da Virgem, que, pela luz do Espírito que n’Ela habitava, sempre e em tudo obedecia às exigências do Verbo de Deus. Não se deixava guiar pelo seu próprio sentimento ou inclinação, mas correspondia sempre, na sua atividade exterior, às insinuações internas da sabedoria inspirada na fé. Convinha, de facto, que a Sabedoria de Deus, ao edificar a Igreja para ser o templo da sua morada, apresentasse Maria santíssima como modelo de cumprimento da lei, de purificação da alma, de verdadeira humildade e de sacrifício espiritual.

(Dos Sermões de São Lourenço Justiniano, bispo).

Bom dia para você e sua família!