DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO
“RENOVAR A VIDA”
LER
João 2,13-22
“O zelo por tua casa me consumirá” (Jo 2,17).
No Festa da Dedicação da Basílica do Latrão, o Evangelho de hoje, nos leva a considerar que, assim como o Templo precisou ser purificado, nosso interior também demanda uma atenção cuidadosa para que não se torne um espaço de preocupações mundanas, mas sim um lugar de conexão com o divino e com nossos valores mais profundos. O zelo de Jesus nos inspira a cuidar de nossa essência com coragem e determinação, confiando na possibilidade de renovação e ressurreição em todas as fases da vida.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).
MEDITAR
1. Que aspectos da minha vida hoje refletem um Templo que precisa ser purificado de distrações e influências que desviam seu foco do que é realmente essencial e verdadeiro?
2. Que partes em minha vida estão precisando passar por um processo de “destruição” e renovação para alcançar uma versão mais autêntica e alinhada com seu propósito de vida?
CONTEMPLAR
Nesse momento não é necessário fazer ou dizer nada; apenas esteja presente e aberto à experiência.
COMPROMISSO
Comprometo-me a fazer uma avaliação sincera da minha vida interior e a identificar os hábitos, pensamentos e ações que não estão alinhados com meus valores e propósito. (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Para compreender o episódio evangélico de hoje, é necessário sublinhar um detalhe importante. Os vendedores estavam no pátio dos pagãos, lugar acessível aos não-judeus. Este mesmo pátio tinha sido transformado num mercado. Mas Deus quer que o seu templo seja uma casa de oração para todos os povos (cf. Is 56, 7). Eis a decisão de Jesus de derrubar as mesas de câmbio e expulsar os animais. Esta purificação do santuário era necessária para que Israel redescobrisse a sua vocação: ser luz para todos os povos, um pequeno povo escolhido para servir a salvação que Deus quer dar a todos. Jesus sabe que esta provocação lhe custará caro. E quando lhe perguntam: «Que sinal nos dás de poderes fazer isto?» (v. 18), o Senhor responde dizendo: «Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei!» (v. 19).
E este é precisamente o versículo que quero oferecer esta tarde a vós, equipes pastorais. A vós é confiada a tarefa de ajudar as vossas comunidades e os agentes pastorais a alcançar todos os habitantes da cidade, indicando novos caminhos para encontrar quantos estão distantes da fé e da Igreja. Mas, ao prestar este serviço, levai dentro de vós esta consciência, esta confiança: não há coração humano em que Cristo não queira e não possa renascer. Nas nossas existências de pecadores, muitas vezes nos distanciamos do Senhor e extinguimos o Espírito. Destruímos o templo de Deus que é cada um de nós. Mas esta nunca é uma situação definitiva: o Senhor leva três dias para reconstruir o seu templo dentro de nós!
(Papa Francisco, Homilia em 09/11/2019).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.