“O REINO DE DEUS PRESENTE EM NOSSO INTERIOR, DESAFIANDO-NOS A RECONHECER SUA PRESENÇA NO AGORA”

LER

Lucas 17,20-25

“O Reino de Deus está entre vós” (Lc 17,21)

Somos convidados a embarcar em uma jornada interior em busca do Reino de Deus. Ao reconhecer que esse Reino está presente em nosso coração, podemos experimentar a verdadeira paz, alegria e liberdade. Jesus nos convida a mudar a nossa compreensão do Reino de Deus de um evento futuro distante para uma realidade presente em nossas vidas. Ele nos desafia a permanecer vigilantes, discernindo e prontos para a volta de Cristo, enquanto ancoramos a nossa esperança em Sua presença constante e sacrifício

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).

MEDITAR

1. Onde estou buscando o Reino de Deus?

2. Como tenho preparado para enfrentar os desafios e sofrimentos da vida com fé e esperança?

CONTEMPLAR

Deixe de lado seus pensamentos e simplesmente esteja com Ele, permitindo que as verdades desta passagem se aprofundem em seu coração.

COMPROMISSO

Como posso viver de forma que eu reconheça o Reino de Deus presente em meio a mim? (espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Com efeito, o reino de Deus foi o tema da sua reflexão, inspirada no trecho do Evangelho de Lucas (17, 20-25) no qual os doutores da lei perguntam a Jesus: «Tu pregas o reino de Deus, mas quando virá o reino de Deus?». Era uma interrogação, explicou, que derivava também da «curiosidade de muitas pessoas», uma pergunta «simples que brota de um coração bom, um coração de discípulo». Não é por acaso que se trata de uma pergunta recorrente no Evangelho: por exemplo, sugeriu o Papa, naquele momento «tão difícil, obscuro» em que João Batista — que estava na escuridão do cárcere e «não entendia nada, angustiado» — enviou os seus discípulos interrogar o Senhor: «Diz-me: és tu, ou devemos esperar outro? Chegou o reino de Deus, ou será outro?”.

Reaparece com frequência a dúvida sobre «quando», como acontece no “pedido descarado, soberbo e mau” do ladrão: “Se és tu, desce da cruz”, que exprime a «curiosidade» acerca de “quando há de vir o reino de Deus”. A resposta de Jesus é: “Mas o reino de Deus está no meio de vós”. Assim, por exemplo, «o reino de Deus foi anunciado na sinagoga de Nazaré, a boa nova quando Jesus lê o trecho de Isaías e termina, dizendo: “Hoje cumpriu-se esta escritura no meio de vós””. Um anúncio bom e sobretudo «simples». Com efeito, “o reino de Deus cresce às escondidas”, e é o próprio Jesus que o explica com a parábola da semente: “ninguém sabe como”, mas Deus fá-la crescer. É um reino que “cresce dentro, de modo oculto, ou está escondido como a gema ou o tesouro, mas sempre na humildade”.

Aqui o Papa inseriu a passagem-chave da sua meditação: «Quem faz crescer aquela semente, quem a faz germinar? Deus, o Espírito Santo que está em nós». Uma consideração que explica a vinda do reino com o modo de agir do Paráclito, que “é espírito de mansidão, de humildade, de obediência e de simplicidade». E é o Espírito, acrescentou o Papa, «que faz crescer dentro o reino de Deus, não são os planos pastorais, as grandes coisas…”.

(Papa Bento XVI, Meditações matutinas na santa missa celebrada na capela da casa Santa Marta, 16/11/2017).

Bom dia para você e sua família!