SÃO JOÃO BOSCO

“CONFIANÇA”

LER

Marcos 4,26-34

“O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. A semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.” (Mc 4,26-27).           

Hoje somos convidados a viver com confiança no caminho, com paciência para esperar o tempo necessário para que as sementes da nossa vida deem frutos. O Reino de Deus se manifesta no que é pequeno simples, e invisível; da nossa parte cabe que semeemos, cuidemos, mas também confiemos no crescimento misterioso e transformador que, apesar da nossa visão limitada, está acontecendo ao nosso redor e em nosso interior. O Evangelho nos faz o convite à fé, à paciência e à esperança, mesmo diante das incertezas da vida.

(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).

MEDITAR

  1. Onde preciso confiar mais no processo de crescimento silencioso em minha vida?
  2. Que pequenas ações de fé podem gerar grandes frutos em minha jornada?

CONTEMPLAR

Imagine-se como a semente sendo semeada no solo de seu coração, e observe como, aos poucos, você vai se transformando.

COMPROMISSO

Aplique em seu dia a ideia de que grandes transformações começam nas pequenas coisas. (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

O Evangelho de hoje é formado por duas parábolas muito breves: a da semente que germina e cresce sozinha, e a do grão de mostarda (cf. Mc 4, 26-34). Através destas imagens tiradas do mundo rural, Jesus apresenta a eficácia da Palavra de Deus e as exigências do seu Reino, mostrando as razões da nossa esperança e do nosso compromisso na história. […].

Obtemos destas duas parábolas um ensinamento importante: o Reino de Deus requer a nossa colaboração, mas é sobretudo iniciativa e dom do Senhor. A nossa obra frágil, aparentemente pequenina face à complexidade dos problemas do mundo, se for inserida na de Deus não receia as dificuldades. A vitória do Senhor é certa: o seu amor fará germinar e crescer todas as sementes de bem presentes na terra. Isto abre-nos à confiança e à esperança, não obstante os dramas, as injustiças, os sofrimentos que encontramos. A semente do bem e da paz germina e desenvolve-se, porque o amor misericordioso de Deus a faz amadurecer.

(Papa Francisco, Angelus, 15/06/2015).

Bom dia para você e sua família!