“INSISTA, PERSISTA E NÃO DESISTA”
LER
Lucas 5,1-11
“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes” (Lc 5,4).
Jesus nos faz um convite desafiador que nos leva a refletir sobre a nossa própria jornada de fé e existência. Precisamos sair do nosso comodismo por meio de uma fé sólida, corajosa e ousada, que nos leva a agir com confiança, mesmo diante dos desafios e dificuldades. Precisamos tomar a decisão de nos lançar nas águas profundas da vida, com a certeza de que, ao confiarmos em Deus, encontraremos uma abundância que nunca imaginamos.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).
MEDITAR
- O que ele me diz? Como ele fala ao meu coração?
- Quais áreas da minha vida preciso confiar mais em Deus e lançar minhas “redes” novamente?
CONTEMPLAR
Releia o texto e reflita: “O que Deus está falando ao meu coração agora?”
COMPROMISSO
Como posso “avançar para águas mais profundas” na minha vida de fé e em minha confiança em Deus e no serviço aos irmãos e irmãs? (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
[…] uma pesca milagrosa, sinal do poder da palavra de Jesus: quando nos colocamos com generosidade ao seu serviço, Ele realiza maravilhas em nós. Assim age em relação a cada um de nós: pede-nos que o recebamos no barco da nossa vida, para voltar a partir com Ele e sulcar um novo mar, que se revela cheio de surpresas. O seu convite a nos fazermos ao largo no mar da humanidade do nosso tempo, para ser testemunhas de bondade e de misericórdia, confere um novo sentido à nossa existência, que muitas vezes corre o risco de se nivelar sobre si mesma. Às vezes podemos ficar surpreendidos e hesitantes diante da chamada que o Mestre divino nos dirige, e sentimo-nos tentados a rejeitá-la por causa da nossa inaptidão. Também Pedro, depois da inacreditável pesca, disse a Jesus: «Senhor, afasta-te de mim porque sou pecador» (v. 8). É bonita esta oração humilde: “Senhor, afasta-te de mim porque sou pecador”. Mas disse-o de joelhos, diante d’Aquele que já reconhece como “Senhor”. E Jesus encoraja-o, dizendo: «Não temas; doravante serás pescador de homens» (v. 10) porque, se confiarmos em Deus, Ele liberta-nos do nosso pecado e abre à nossa frente um novo horizonte: colaborar para a sua missão.
O maior milagre feito por Jesus para Simão e os demais pescadores desiludidos e cansados, não é tanto a rede cheia de peixes, quanto o facto de os ter ajudado a não ser vítimas da desilusão e do desencorajamento, diante das derrotas. Abriu-os para que se tornassem anunciadores e testemunhas da sua palavra e do reino de Deus. E a resposta dos discípulos foi imediata e total: «Depois de terem reconduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram-no» (v. 11). A Virgem Santa, modelo de adesão imediata à vontade de Deus, nos ajude a sentir o fascínio da chamada do Senhor, e nos torne disponíveis a colaborar com Ele para difundir por toda a parte a sua palavra de salvação.
(Papa Francisco, Angelus, 10/02/1019).
Bom domingo para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.