“FÉ AUTÊNTICA”
LER
Marcos 7,1-13
“Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Mc 7,6).
O Evangelho de hoje, nos coloca diante do desafio de viver a verdade que vem de dentro. Não se trata de uma fé que busca reconhecimento ou aprovação social, mas uma fé que se traduz em atitudes sinceras e uma vida de amor, verdade e justiça. A verdadeira transformação acontece no coração, não nas aparências.
Jesus nos chama a abandonar as hipocrisias e as tradições vazias, Ele nos chama a olhar para nossa própria vida e a questionar o que realmente nos move: as convenções sociais ou o desejo sincero de ser um discípulo fiel, que segue o exemplo de Cristo, que olha para o coração e não para as aparências.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).
MEDITAR
- O que significa honrar a Deus apenas com os lábios?
- Será que a minha fé é realmente viva e autêntica, ou estou apenas seguindo uma aparência de devoção?
CONTEMPLAR
Fique por um momento em silêncio, refletindo sobre a leitura e sentindo a presença de Deus em seu coração
COMPROMISSO
Acene alguns passos importantes para você pôr em prática as palavras de Jesus. (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
[…] Jesus tenciona fazer com que os escribas e os fariseus despertem do erro no qual caíram, mas qual é este erro? Desvirtuar a vontade de Deus, descuidando os seus mandamentos para cumprir as tradições humanas. A reação de Jesus é severa porque o que está em questão é importante: trata-se da verdade da relação entre o homem e Deus, da autenticidade da vida religiosa. O hipócrita é um mentiroso, não é autêntico.
Também hoje o Senhor nos convida a evitar o perigo de dar mais importância à forma do que à substância. Exorta-nos a reconhecer, sempre de novo, aquele que é o verdadeiro centro da experiência de fé, ou seja, o amor de Deus e o amor do próximo, purificando-a da hipocrisia do legalismo e do ritualismo.
A mensagem do Evangelho é hoje reforçada também pela voz do Apóstolo Tiago, o qual nos diz em síntese como deve ser a verdadeira religião, afirmando o seguinte: a verdadeira religião consiste em «visitar os órfãos e as viúvas nos sofrimentos e não se deixar contaminar por este mundo» (v. 27).
“Visitar os órfãos e as viúvas” significa praticar a caridade para com o próximo a partir das pessoas mais necessitadas, mais débeis, mais marginalizadas. São as pessoas das quais Deus cuida de modo especial, e pede a nós para fazermos o mesmo.
“Não se deixar contaminar por este mundo” não significa isolar-se e fechar-se à realidade. Não. Também neste caso, não deve tratar-se de uma atitude exterior mas interior, de substância: significa vigiar para que o nosso modo de pensar e de agir não seja poluído pela mentalidade mundana, isto é, a vaidade, a avareza, a soberba. Na realidade, um homem ou uma mulher que vive na vaidade, na avareza, na soberba e ao mesmo tempo crê e se mostra como religioso e inclusive condena os outros, é um hipócrita.
(Papa Francisco, Angelus, O2/09/1018).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.