- Iniciar com a saudação à Santíssima Trindade
- 1Samuel 26,2.7-9.12-13.22-23
- Sl 102(103),1-2.3-4.8.10.12-13 (R. 8a)
- 1Cor 15,45-49
- Momento de silêncio
- Aclamação ao Evangelho
EVANGELHO Lucas 6,27-38
Tema: Jesus nos ensina um novo modo de vida.
a) A quem Jesus dirige o seu discurso?
b) A Moral Cristã tem uma regra de ouro, expressa em Lc 6,31. Qual é ela?
c) Quais são as três perguntas que Jesus lança durante o seu discurso?
d) Qual o ensinamento de Jesus sobre a relação com os inimigos?
e) Quantas ordens Jesus dá nessa passagem? Quais são elas?
QUAIS PALAVRAS E AÇÕES ME CHAMARAM ATENÇÃO NO TEXTO?
REFLEXÃO
O Evangelho desse domingo nos leva a questionar o que realmente buscamos nas nossas relações e a descobrir um caminho de transformação, onde a prática do amor e do perdão são os verdadeiros instrumentos para alcançar paz interior e, consequentemente, um mundo mais justo e fraterno.
Momento de silêncio
Oração: feche os olhos, silencie, respire e faça lentamente a Oração ao Espírito Santo… Vinde Espírito Santo, enchei…
MEDITAR
- Tenho inimigos? Alguém me considera inimigo? Como trato essas pessoas?
- Como Jesus nos ensina a reagir à violência?
- A quem devemos fazer o bem?
- Por que devemos ser misericordiosos? O que significa isso?
- Como devemos olhar para aqueles que erram? Como tratá-los?
ORAÇÃO
CONTEMPLAÇÃO
Deixe que o Senhor lhe fale a partir de tudo o que meditou.
COMPROMISSO
Se tem algum “intrigado”, faça algum gesto de fraternidade para com ele. Se não tem, ajude pessoas rompidas a se reconciliarem.
- Pai-Nosso, Ave-Maria.
Oração: Concedei-nos, Deus todo-poderoso, meditar sempre as realidades espirituais e praticar em palavras e ações o que vos agrada. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
LEITURA ESPIRITUAL
Jesus Cristo: o rosto da misericórdia
Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. O Pai, “rico em misericórdia” (Ef 2,4), depois de ter revelado o seu nome a Moisés como “Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade” (Ex 34,6), não cessou de dar a conhecer, de vários modos e em muitos momentos da história, a sua natureza divina. Na “plenitude do tempo” (Gl 4,4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Quem O vê, vê o Pai (cf. Jo 14,9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.
Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.
O evangelista refere o ensinamento de Jesus, que diz: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). É um programa de vida tão empenhativo como rico de alegria e paz. O imperativo de Jesus é dirigido a todos os que ouvem a sua voz (cf. Lc 6,27). Portanto, para ser capazes de misericórdia, devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus. Isso significa recuperar o valor do silêncio, para meditar a Palavra que nos é dirigida. Deste modo, é possível contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como próprio estilo de vida.
(Excertos da Bula Misericordiae Vultus, com a qual o Papa Francisco proclamou o Jubileu da Misericórdia em 2016).
Texto:
João Vitor Piancó – Seminarista do 3º ano de teologia / Arquidiocese de Teresina-PI
Canal Whatzapp: (86) 98109-2883
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.