CÁTEDRA DE SÃO PEDRO
“FIRMEZA”
LER
Mateus 16,13-19
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja.” (Mt 16,18).
Jesus nos oferece a verdadeira fé como uma rocha sobre a qual podemos construir nossas vidas, mas essa fé não é algo passivo, acomodada, inexpressiva. Ela é viva, dinâmica, transformadora, altruísta. Ela nos desafia a ser como Pedro: a reconhecer nossas fraquezas, mas também a confiar na força de Deus para nos transformar e para construir, com Ele, um sentido profundo e eterno para nossa vida e para aquelas pessoas que estão ao nosso redor.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).
MEDITAR
- O que entendo da frase “sobre esta pedra construirei a minha Igreja”?
- Em quais “pedras” nossa vida estou edificado(a)? Busco a fé em Cristo como o alicerce verdadeiro ou confio em algo mais?
CONTEMPLAR
Sinta a segurança de que, assim como Pedro, você também é chamado(a) a ser parte da Igreja construída sobre a fé em Cristo.
COMPROMISSO
Identifique uma área da vida onde sua fé precisa ser mais firme e agir de forma concreta. (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
No trecho evangélico Jesus dirige-se assim a Simão Pedro, perto de Cesareia de Filipe: «Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu, e o que ligares na terra será ligado no Céu, e o que desligares na terra será desligado no Céu» (Mt 16, 19). Assim, Cristo prenuncia a instituição da Igreja, fundando-a sobre o ministério de Pedro, que para ela reveste, consequentemente, um significado essencial e permanente.
Quando Jesus perguntara quem era o Filho de Deus, para o povo, os Apóstolos apresentaram várias opiniões surgidas entre os judeus. Mas quando lhes perguntou diretamente: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» (Mt 16, 15), Pedro respondeu em nome dos Doze: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo» (Mt 16, 16).
Pedro fez a sua profissão de fé em Cristo e esta sua fé constitui o sólido fundamento do Povo da Nova Aliança. A Igreja não é antes de tudo uma estrutura social; é a comunidade daqueles que compartilham a mesma fé de Pedro e dos Apóstolos; a Comunidade daqueles que proclamam a única fé apostólica. Esta comum profissão de fé representa a autêntica razão de ser da própria Igreja como instituição visível: esta motiva e sustém cada um dos seus projetos e iniciativas.
(Papa João Paulo II, Homilia na festa dos santos Pedro e Paulo e imposição do pálio, 29/06/1997).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.