“ACOLHIMENTO FRATERNO”
LER
Marcos 9,38-40
“Quem não é contra nós é a nosso favor” (Mc 9,40).
O Evangelho de hoje nos desafia a ir além das fronteiras de nosso conforto e das nossas certezas. Nos leva a uma vida de acolhimento, de abertura ao outro, e nos ensina que a fé verdadeira transcende rótulos e divisões. Para viver uma espiritualidade autêntica, devemos ser capazes de reconhecer e valorizar o bem no outro, independentemente de sua origem ou forma de expressão.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).
MEDITAR
- Como estou reagindo aos que não pensam ou agem como eu penso e ajo?
- Estou disposto(a) a enxergar o bem, mesmo quando ele vem de fora do meu grupo, ou busco excluir e julgar?
CONTEMPLAR
Meditando permita que o Espírito Santo o(a) conduza a uma visão mais ampla da obra de Deus no mundo.
COMPROMISSO
O que Deus tem me convidado a fazer com base na reflexão deste texto? (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Ninguém ignora a grande dignidade e mérito que tem o ministério de instruir as crianças, principalmente as pobres, ajudando-as a alcançar a vida eterna. De fato, o zelo para instruí-las, principalmente na piedade e na doutrina cristã, resulta no bem de seus corpos e almas, e, por isso, os que se dedicam a isso exercem uma função muito parecida com a dos anjos, pois são colaboradores de Deus, conduzindo seus filhos pelo bom caminho; com a dos governantes, que obtêm assim súditos honrados e bons cidadãos, e, sobretudo, com a da Igreja, pois são introduzidos de maneira mais eficaz em sua multifacetada forma de viver e agir, como seguidores de Cristo e testemunhas do Evangelho.
Os que se comprometem a exercer com o máximo zelo essa missão educativa devem ser dotados de grande caridade, paciência sem limites e, sobretudo, uma profunda humildade, para que assim sejam considerados dignos de que o Senhor, se o pedirem com afeto humilde, os torne cooperadores da verdade, os fortaleça no cumprimento deste nobilíssimo ofício e lhes conceda finalmente o prêmio celestial, segundo estas palavras das Escrituras: “Os que ensinaram a muitos a justiça brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.”
Tudo isso será mais facilmente alcançado se, fiéis ao seu compromisso perpétuo de serviço, procurarem viver unidos a Cristo e agradar somente a Ele, pois Ele disse: “Cada vez que fizestes isso a um destes meus humildes irmãos, foi a mim que o fizestes.”
Além disso, é uma grande ajuda para que os adolescentes, de qualquer gênero ou condição, se afastem do mal e se sintam suavemente atraídos e impulsionados à prática do bem. A experiência demonstra que, com essa ajuda, os adolescentes melhoram tanto seu comportamento que já não parecem mais os mesmos de antes. Enquanto são adolescentes, são como brotos de plantas que seu educador pode inclinar na direção que desejar, enquanto, se esperar até que endureçam, já sabemos a grande dificuldade ou, às vezes, a total impossibilidade de dobrá-los.
A educação adequada das crianças, principalmente das pobres, não só contribui para o aumento de sua dignidade humana, mas também é algo que merece a aprovação de todos os membros da sociedade civil e cristã: dos pais, que são os primeiros a se alegrar.
(J. de Calasanz, Memorial al carde nal M. A. Tonti, 1621).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.