“RECOLHIMENTO”

LER

Mt 6,1-6. 18-18

“E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”. (Mt 6,4).

Amados irmãos e irmãs, não nos esqueçamos que somos pó, mas não só pó, e que ao pó vamos voltar, mas não só ao pó. Hoje a Igreja com a celebração da Quarta-feira de Cinzas abre o Tempo da Quaresma, período tão caro a nós que entramos com Jesus no deserto e com Ele somos convidados a orar, jejuar e dar esmola. No Evangelho de hoje, o Bom Mestre nos ensina a atitude do recolhimento das nossas ações em Deus, a fazer o que é nosso dever de cristão, mas não o fazer para que os outros vejam, fazer no escondimento, de forma que somente o Bom Deus veja e recompense. Atentemo-nos para a esmola e o jejum ocultos e para a oração íntima no secreto, pois o Nosso Pai que está no oculto, vê o que está escondido e dá a recompensa. Não só pó e não só ao pó porque “Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho” (1Jo 5,11).

(Arisson Domingos Silva – Seminarista do 3º ano de Filosofia/ Arquidiocese de Teresina).

MEDITAR

  1. Fazendo um exame de consciência, ou seja, analisando minha vida atualmente, como percebo que está minha proximidade com o Senhor da Vida?
  2. Aproveitando a graça desse tempo quaresmal, o que eu posso fazer para estar mais unido ao Bom Deus? Reconciliar-me com ele por meio do Sacramento da Reconciliação? Participar e colaborar com as Celebrações litúrgicas na minha comunidade?

CONTEMPLAR

Peçamos ao Senhor a graça de nesse tempo da quaresma, rasgarmos os nossos corações, pedir perdão pelos nossos pecados e voltarmos à Vida. A graça de nos prepararmos bem para a Semana Santa, o Tríduo Pascal.

COMPROMISSO

Viver bem esse tempo da Quaresma e buscar, dentro das possibilidades, fazer o propósito de rezar mais, fazer o bem e jejuar. (Escreva no seu diário espiritual).

LEITURA ESPIRITUAL

Quando, pois, te conceda Deus algum conforto, recebe-o com ações de graças; mas vê nisso mercê de Deus e nunca o teu próprio merecimento. Não te entregues à excessiva alegria ou vã presunção; antes sê mais humilde pelo dom recebido, mais circunspecto em teus atos, porque, passada àquela hora, virá a tentação. Quando te for tirada a consolação, não percas logo a esperança; aguarda, porém, com humildade e paciência, a visita celeste, porque poderoso é Deus para te dar mais abundante graça e maior consolação. Não é isso novo nem estranho para os experimentados nos caminhos de Deus; por iguais alternativas passaram os grandes santos e os antigos profetas.

(Imitação de Cristo, Livro II, Cap. IX – Da privação de todo conforto).

Bom domingo para você e sua família!

Conteúdo completo no link abaixo