“SER PERFEITO COMO DEUS É VIVER COM AMOR, PACIÊNCIA E MISERICÓRDIA EM NOSSAS AÇÕES DIÁRIAS.”
LER
Mateus 5,43-48
“Sede, portanto, perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).
Somos convidados a nos tornar aquilo que devemos, por natureza divina, ser… Filhos de Deus, porque somos reflexo de sua imagem. Alcançar a perfeição a qual somos chamados a imitar, não é uma perfeição no sentido de ausência de falhas ou defeitos. Se assim fosse, ninguém estaria em posição de alcançar tal perfeição. O caminho que Jesus nos propõe é de um amadurecimento espiritual e interior, uma busca pela plenitude do nosso ser, pelo florescimento da nossa humanidade a cada dia, a partir de cada situação desafiadora. Ele não nos chama para uma perfeição moral intocável, mas para uma plenitude de amor, de entrega e de serviço, em que nos tornamos mais próximos de nosso verdadeiro propósito: viver com dignidade, compaixão e coragem, tal como nosso Pai celeste e com o nosso próximo.
(Pe. William Santos Vasconcelos – Diretor espiritual).
MEDITAR
1. O que significa para mim a perfeição de Deus? Ela é algo distante ou algo a ser vivido no cotidiano?
2. De que maneira posso ser “perfeito(a)” como Deus é perfeito, levando em conta minha humanidade e minhas limitações?
CONTEMPLAR
Medite sobre uma renovação, uma inspiração ou uma nova compreensão do que significa viver conforme a perfeição divina.
COMPROMISSO
Ao final de cada dia, reserve alguns minutos para refletir sobre as suas ações. Pergunte a si mesmo(a): “Hoje, eu consegui imitar a perfeição de Deus em minhas atitudes? Como pude ser mais amoroso(a), mais generoso(a) e mais paciente?” (Escreva no seu diário espiritual).
LEITURA ESPIRITUAL
Seja bendito, ó eterno Deus. Que cesse toda vingança, a incitação ao castigo ou à recompensa. Os crimes superaram toda medida, todo entendimento. Já há demasiados mártires. Não pese seus sofrimentos na balança da tua justiça, Senhor, e não deixes que esses carniceiros se alimentem de nós. Que se vinguem de outra maneira. Dá aos algozes, aos delatores, aos traidores e a todos os homens maus a coragem, a força espiritual dos outros, sua humildade, sua dignidade, sua contínua luta interior e sua esperança invencível, o sorriso capaz de apagar as lágrimas, seu amor, seus corações destroçados, mas firmes e confiantes diante da morte, sim, até o momento da mais extrema fraqueza […].
No mesmo nível de beleza, deve-se colocar o amor ao próximo. Quanto? Até a morte. Se não o fizeres, quem sofrerá o dano? Não Deus, mas talvez um pouco o próximo, mas tu serás quem sofrerá um dano enorme. Na verdade, ser privado de uma beleza ou perfeição natural não é igualmente danoso às criaturas. Se a rosa deixar…
Que tudo isso seja depositado diante de ti, Senhor, para o perdão dos pecados como resgate, para que triunfe a justiça; que se leve em conta o bem e não o mal. Que permaneçamos na lembrança de nossos inimigos não como suas vítimas, nem como um pesadelo, nem como espectros que seguem seus passos, mas como apoio em sua luta para destruir o furor de suas paixões criminosas. Não pediremos mais nada. E quando tudo isso acabar, concede-nos viver como homens entre os homens e que a paz reine sobre nossa pobre terra. Paz para os homens de boa vontade e para todos os outros.
(Oração anônima, escrita em yiddish, encontrada em Auschwitz-Birke nau, cit. en B. Ducruet, Con la pace nel cuore, Milán 1998, 42s).
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.